Apropriação dos modos de dizer na esfera acadêmica: desafios do encontro da outra palavra com a palavra outra

Este estudo discute a apropriac?a?o dos modos de dizer em um Nu?cleo de Pra?ticas Juri?dicas, focalizando processos de textualizac?a?o nos ge?neros do discurso secunda?rios que instituem relac?o?es interpessoais no campo do Direito. Tal processo de apropriac?a?o e? compreendido no a?mbito do encontr...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Cerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth, Lesnhak, Simone
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11634
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Descrição
Resumo:Este estudo discute a apropriac?a?o dos modos de dizer em um Nu?cleo de Pra?ticas Juri?dicas, focalizando processos de textualizac?a?o nos ge?neros do discurso secunda?rios que instituem relac?o?es interpessoais no campo do Direito. Tal processo de apropriac?a?o e? compreendido no a?mbito do encontro da outra palavra com a palavra outra (PONZIO, 2010) que se institui nesse Nu?cleo, o qual, como outros conge?neres, e? concebido como um ‘entrelugar’ entre a esfera acade?mica e a esfera juri?dica. Nessa discussa?o, problematiza-se a acelerac?a?o dos processos de apropriac?a?o dos modos de dizer e, em reciprocidade, de modos de fazer constitutivos dessa esfera, entendendo tal acelerac?a?o como decorrente, dentre outras implicac?o?es, de pra?ticas de letramento (STREET, 1988) pouco convergentes com os letramentos dominantes (BARTON; HAMILTON, 1998), as quais caracterizariam determinados grupos de acade?micos, tanto quanto decorrentes de uma concepc?a?o de homem com especificidades cronoto?picas desses nu?cleos na