A produção da aula em discplinas de metodologia do ensino de língua portuguesa (MELP)

Discutimos se, como e em que momentos se atribui ao professor em formac?a?o no curso de Letras a tarefa de produzir uma aula de Li?ngua Portuguesa. Iniciamos indagando se e como uma pessoa pode ser considerada responsa?vel por uma aula. Mostramos que as condic?o?es diferem conforme se trate de um di...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Fairchild, Thomas Massao, Bormann, Laura Viviani dos Santos
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11633
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-11633
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-116332019-02-18T17:48:50Z A produção da aula em discplinas de metodologia do ensino de língua portuguesa (MELP) Fairchild, Thomas Massao Bormann, Laura Viviani dos Santos Metodologia do Ensino de Li?ngua Portuguesa Ensino Superior Formac?a?o de Professores Autoria. Discutimos se, como e em que momentos se atribui ao professor em formac?a?o no curso de Letras a tarefa de produzir uma aula de Li?ngua Portuguesa. Iniciamos indagando se e como uma pessoa pode ser considerada responsa?vel por uma aula. Mostramos que as condic?o?es diferem conforme se trate de um discurso sobre o ensino ou de situac?o?es de ensino propriamente ditas. A seguir, expomos dados referentes a tre?s cursos de Letras do Estado do Para?. Debatemos como esta? distribui?da a carga hora?ria destinada a esta?gio e pra?tica profissional nesses cursos. Destacamos quais sa?o as disciplinas de Metodologia do Ensino de Li?ngua Portuguesa (MELP) e questionamos que atividades esta?o sendo designadas pelas expresso?es que aparecem nas suas ementas. Como resultado, destacamos dois problemas: a inespecificidade das descric?o?es de tarefas relacionadas a? produc?a?o da aula e a tende?ncia a? desarticulac?a?o entre elaborac?a?o e execuc?a?o da aula. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-03-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11633 Revista do GELNE; v. 16 n. 1/2 (2014); 167-194 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11633/8192 Copyright (c) 2017 Revista do GELNE
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Fairchild, Thomas Massao
Bormann, Laura Viviani dos Santos
spellingShingle Fairchild, Thomas Massao
Bormann, Laura Viviani dos Santos
A produção da aula em discplinas de metodologia do ensino de língua portuguesa (MELP)
author_facet Fairchild, Thomas Massao
Bormann, Laura Viviani dos Santos
author_sort Fairchild, Thomas Massao
title A produção da aula em discplinas de metodologia do ensino de língua portuguesa (MELP)
title_short A produção da aula em discplinas de metodologia do ensino de língua portuguesa (MELP)
title_full A produção da aula em discplinas de metodologia do ensino de língua portuguesa (MELP)
title_fullStr A produção da aula em discplinas de metodologia do ensino de língua portuguesa (MELP)
title_full_unstemmed A produção da aula em discplinas de metodologia do ensino de língua portuguesa (MELP)
title_sort produção da aula em discplinas de metodologia do ensino de língua portuguesa (melp)
description Discutimos se, como e em que momentos se atribui ao professor em formac?a?o no curso de Letras a tarefa de produzir uma aula de Li?ngua Portuguesa. Iniciamos indagando se e como uma pessoa pode ser considerada responsa?vel por uma aula. Mostramos que as condic?o?es diferem conforme se trate de um discurso sobre o ensino ou de situac?o?es de ensino propriamente ditas. A seguir, expomos dados referentes a tre?s cursos de Letras do Estado do Para?. Debatemos como esta? distribui?da a carga hora?ria destinada a esta?gio e pra?tica profissional nesses cursos. Destacamos quais sa?o as disciplinas de Metodologia do Ensino de Li?ngua Portuguesa (MELP) e questionamos que atividades esta?o sendo designadas pelas expresso?es que aparecem nas suas ementas. Como resultado, destacamos dois problemas: a inespecificidade das descric?o?es de tarefas relacionadas a? produc?a?o da aula e a tende?ncia a? desarticulac?a?o entre elaborac?a?o e execuc?a?o da aula.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2017
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11633
work_keys_str_mv AT fairchildthomasmassao aproducaodaaulaemdiscplinasdemetodologiadoensinodelinguaportuguesamelp
AT bormannlauravivianidossantos aproducaodaaulaemdiscplinasdemetodologiadoensinodelinguaportuguesamelp
AT fairchildthomasmassao producaodaaulaemdiscplinasdemetodologiadoensinodelinguaportuguesamelp
AT bormannlauravivianidossantos producaodaaulaemdiscplinasdemetodologiadoensinodelinguaportuguesamelp
_version_ 1766683382678290432