A produção da aula em discplinas de metodologia do ensino de língua portuguesa (MELP)
Discutimos se, como e em que momentos se atribui ao professor em formac?a?o no curso de Letras a tarefa de produzir uma aula de Li?ngua Portuguesa. Iniciamos indagando se e como uma pessoa pode ser considerada responsa?vel por uma aula. Mostramos que as condic?o?es diferem conforme se trate de um di...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11633 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-11633 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-116332019-02-18T17:48:50Z A produção da aula em discplinas de metodologia do ensino de língua portuguesa (MELP) Fairchild, Thomas Massao Bormann, Laura Viviani dos Santos Metodologia do Ensino de Li?ngua Portuguesa Ensino Superior Formac?a?o de Professores Autoria. Discutimos se, como e em que momentos se atribui ao professor em formac?a?o no curso de Letras a tarefa de produzir uma aula de Li?ngua Portuguesa. Iniciamos indagando se e como uma pessoa pode ser considerada responsa?vel por uma aula. Mostramos que as condic?o?es diferem conforme se trate de um discurso sobre o ensino ou de situac?o?es de ensino propriamente ditas. A seguir, expomos dados referentes a tre?s cursos de Letras do Estado do Para?. Debatemos como esta? distribui?da a carga hora?ria destinada a esta?gio e pra?tica profissional nesses cursos. Destacamos quais sa?o as disciplinas de Metodologia do Ensino de Li?ngua Portuguesa (MELP) e questionamos que atividades esta?o sendo designadas pelas expresso?es que aparecem nas suas ementas. Como resultado, destacamos dois problemas: a inespecificidade das descric?o?es de tarefas relacionadas a? produc?a?o da aula e a tende?ncia a? desarticulac?a?o entre elaborac?a?o e execuc?a?o da aula. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-03-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11633 Revista do GELNE; v. 16 n. 1/2 (2014); 167-194 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11633/8192 Copyright (c) 2017 Revista do GELNE |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Fairchild, Thomas Massao Bormann, Laura Viviani dos Santos |
spellingShingle |
Fairchild, Thomas Massao Bormann, Laura Viviani dos Santos A produção da aula em discplinas de metodologia do ensino de língua portuguesa (MELP) |
author_facet |
Fairchild, Thomas Massao Bormann, Laura Viviani dos Santos |
author_sort |
Fairchild, Thomas Massao |
title |
A produção da aula em discplinas de metodologia do ensino de língua portuguesa (MELP) |
title_short |
A produção da aula em discplinas de metodologia do ensino de língua portuguesa (MELP) |
title_full |
A produção da aula em discplinas de metodologia do ensino de língua portuguesa (MELP) |
title_fullStr |
A produção da aula em discplinas de metodologia do ensino de língua portuguesa (MELP) |
title_full_unstemmed |
A produção da aula em discplinas de metodologia do ensino de língua portuguesa (MELP) |
title_sort |
produção da aula em discplinas de metodologia do ensino de língua portuguesa (melp) |
description |
Discutimos se, como e em que momentos se atribui ao professor em formac?a?o no curso de Letras a tarefa de produzir uma aula de Li?ngua Portuguesa. Iniciamos indagando se e como uma pessoa pode ser considerada responsa?vel por uma aula. Mostramos que as condic?o?es diferem conforme se trate de um discurso sobre o ensino ou de situac?o?es de ensino propriamente ditas. A seguir, expomos dados referentes a tre?s cursos de Letras do Estado do Para?. Debatemos como esta? distribui?da a carga hora?ria destinada a esta?gio e pra?tica profissional nesses cursos. Destacamos quais sa?o as disciplinas de Metodologia do Ensino de Li?ngua Portuguesa (MELP) e questionamos que atividades esta?o sendo designadas pelas expresso?es que aparecem nas suas ementas. Como resultado, destacamos dois problemas: a inespecificidade das descric?o?es de tarefas relacionadas a? produc?a?o da aula e a tende?ncia a? desarticulac?a?o entre elaborac?a?o e execuc?a?o da aula. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2017 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11633 |
work_keys_str_mv |
AT fairchildthomasmassao aproducaodaaulaemdiscplinasdemetodologiadoensinodelinguaportuguesamelp AT bormannlauravivianidossantos aproducaodaaulaemdiscplinasdemetodologiadoensinodelinguaportuguesamelp AT fairchildthomasmassao producaodaaulaemdiscplinasdemetodologiadoensinodelinguaportuguesamelp AT bormannlauravivianidossantos producaodaaulaemdiscplinasdemetodologiadoensinodelinguaportuguesamelp |
_version_ |
1766683382678290432 |