A produção da aula em discplinas de metodologia do ensino de língua portuguesa (MELP)

Discutimos se, como e em que momentos se atribui ao professor em formac?a?o no curso de Letras a tarefa de produzir uma aula de Li?ngua Portuguesa. Iniciamos indagando se e como uma pessoa pode ser considerada responsa?vel por uma aula. Mostramos que as condic?o?es diferem conforme se trate de um di...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Fairchild, Thomas Massao, Bormann, Laura Viviani dos Santos
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11633
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Descrição
Resumo:Discutimos se, como e em que momentos se atribui ao professor em formac?a?o no curso de Letras a tarefa de produzir uma aula de Li?ngua Portuguesa. Iniciamos indagando se e como uma pessoa pode ser considerada responsa?vel por uma aula. Mostramos que as condic?o?es diferem conforme se trate de um discurso sobre o ensino ou de situac?o?es de ensino propriamente ditas. A seguir, expomos dados referentes a tre?s cursos de Letras do Estado do Para?. Debatemos como esta? distribui?da a carga hora?ria destinada a esta?gio e pra?tica profissional nesses cursos. Destacamos quais sa?o as disciplinas de Metodologia do Ensino de Li?ngua Portuguesa (MELP) e questionamos que atividades esta?o sendo designadas pelas expresso?es que aparecem nas suas ementas. Como resultado, destacamos dois problemas: a inespecificidade das descric?o?es de tarefas relacionadas a? produc?a?o da aula e a tende?ncia a? desarticulac?a?o entre elaborac?a?o e execuc?a?o da aula.