A ação colaborativa e percepção de erros por alunos universitários de inglês

Baseando-se em princi?pios da teoria sociocultural (VYGOTSKY, 1984; LANTOLF, 2000; DONATO, 2000; SWAIN, 2000), este trabalho apresenta resultados de um estudo cujo objetivo principal era investigar como a aprendizagem de ingle?s poderia ser estimulada por tarefas que promovem a colaborac?a?o e negoc...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Lima, Mari?lia dos Santos, Dias, Vanessa Logue
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11631
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-11631
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-116312019-02-18T17:48:50Z A ação colaborativa e percepção de erros por alunos universitários de inglês Lima, Mari?lia dos Santos Dias, Vanessa Logue Aprendizagem de ingle?s tarefas colaborativas andaimento troca corretiva. Baseando-se em princi?pios da teoria sociocultural (VYGOTSKY, 1984; LANTOLF, 2000; DONATO, 2000; SWAIN, 2000), este trabalho apresenta resultados de um estudo cujo objetivo principal era investigar como a aprendizagem de ingle?s poderia ser estimulada por tarefas que promovem a colaborac?a?o e negociac?a?o entre os interagentes. Nesta direc?a?o, participaram do estudo tre?s duplas de aprendizes em ni?vel intermedia?rio de ingle?s em contexto universita?rio que, a partir de duas tarefas colaborativas, desenvolveram a produc?a?o oral e escrita. Os dados foram gravados em a?udio e vi?deo, sendo posteriormente transcritos e analisados a fim de encontrar evide?ncias de colaborac?a?o, caracterizadas por andaimento e troca corretiva entre os alunos. Ademais, os participantes tiveram a oportunidade de rever suas produc?o?es por meio de uma sessa?o de visionamento, na qual analisaram as atividades que compo?em as tarefas, propondo melhorias e correc?o?es. A ana?lise revelou que os aprendizes auxiliaram-se mutuamente por meio do andaimento e da correc?a?o, evidenciando o processo colaborativo. Na sessa?o de visionamento, os aprendizes perceberam erros e lacunas em suas produc?o?es buscando soluciona?-los com a ajuda de seus pares. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-03-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11631 Revista do GELNE; v. 16 n. 1/2 (2014); 125-147 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11631/8190 Copyright (c) 2017 Revista do GELNE
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Lima, Mari?lia dos Santos
Dias, Vanessa Logue
spellingShingle Lima, Mari?lia dos Santos
Dias, Vanessa Logue
A ação colaborativa e percepção de erros por alunos universitários de inglês
author_facet Lima, Mari?lia dos Santos
Dias, Vanessa Logue
author_sort Lima, Mari?lia dos Santos
title A ação colaborativa e percepção de erros por alunos universitários de inglês
title_short A ação colaborativa e percepção de erros por alunos universitários de inglês
title_full A ação colaborativa e percepção de erros por alunos universitários de inglês
title_fullStr A ação colaborativa e percepção de erros por alunos universitários de inglês
title_full_unstemmed A ação colaborativa e percepção de erros por alunos universitários de inglês
title_sort ação colaborativa e percepção de erros por alunos universitários de inglês
description Baseando-se em princi?pios da teoria sociocultural (VYGOTSKY, 1984; LANTOLF, 2000; DONATO, 2000; SWAIN, 2000), este trabalho apresenta resultados de um estudo cujo objetivo principal era investigar como a aprendizagem de ingle?s poderia ser estimulada por tarefas que promovem a colaborac?a?o e negociac?a?o entre os interagentes. Nesta direc?a?o, participaram do estudo tre?s duplas de aprendizes em ni?vel intermedia?rio de ingle?s em contexto universita?rio que, a partir de duas tarefas colaborativas, desenvolveram a produc?a?o oral e escrita. Os dados foram gravados em a?udio e vi?deo, sendo posteriormente transcritos e analisados a fim de encontrar evide?ncias de colaborac?a?o, caracterizadas por andaimento e troca corretiva entre os alunos. Ademais, os participantes tiveram a oportunidade de rever suas produc?o?es por meio de uma sessa?o de visionamento, na qual analisaram as atividades que compo?em as tarefas, propondo melhorias e correc?o?es. A ana?lise revelou que os aprendizes auxiliaram-se mutuamente por meio do andaimento e da correc?a?o, evidenciando o processo colaborativo. Na sessa?o de visionamento, os aprendizes perceberam erros e lacunas em suas produc?o?es buscando soluciona?-los com a ajuda de seus pares.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2017
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11631
work_keys_str_mv AT limamariliadossantos aacaocolaborativaepercepcaodeerrosporalunosuniversitariosdeingles
AT diasvanessalogue aacaocolaborativaepercepcaodeerrosporalunosuniversitariosdeingles
AT limamariliadossantos acaocolaborativaepercepcaodeerrosporalunosuniversitariosdeingles
AT diasvanessalogue acaocolaborativaepercepcaodeerrosporalunosuniversitariosdeingles
_version_ 1766683382317580288