A ação colaborativa e percepção de erros por alunos universitários de inglês
Baseando-se em princi?pios da teoria sociocultural (VYGOTSKY, 1984; LANTOLF, 2000; DONATO, 2000; SWAIN, 2000), este trabalho apresenta resultados de um estudo cujo objetivo principal era investigar como a aprendizagem de ingle?s poderia ser estimulada por tarefas que promovem a colaborac?a?o e negoc...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11631 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-11631 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-116312019-02-18T17:48:50Z A ação colaborativa e percepção de erros por alunos universitários de inglês Lima, Mari?lia dos Santos Dias, Vanessa Logue Aprendizagem de ingle?s tarefas colaborativas andaimento troca corretiva. Baseando-se em princi?pios da teoria sociocultural (VYGOTSKY, 1984; LANTOLF, 2000; DONATO, 2000; SWAIN, 2000), este trabalho apresenta resultados de um estudo cujo objetivo principal era investigar como a aprendizagem de ingle?s poderia ser estimulada por tarefas que promovem a colaborac?a?o e negociac?a?o entre os interagentes. Nesta direc?a?o, participaram do estudo tre?s duplas de aprendizes em ni?vel intermedia?rio de ingle?s em contexto universita?rio que, a partir de duas tarefas colaborativas, desenvolveram a produc?a?o oral e escrita. Os dados foram gravados em a?udio e vi?deo, sendo posteriormente transcritos e analisados a fim de encontrar evide?ncias de colaborac?a?o, caracterizadas por andaimento e troca corretiva entre os alunos. Ademais, os participantes tiveram a oportunidade de rever suas produc?o?es por meio de uma sessa?o de visionamento, na qual analisaram as atividades que compo?em as tarefas, propondo melhorias e correc?o?es. A ana?lise revelou que os aprendizes auxiliaram-se mutuamente por meio do andaimento e da correc?a?o, evidenciando o processo colaborativo. Na sessa?o de visionamento, os aprendizes perceberam erros e lacunas em suas produc?o?es buscando soluciona?-los com a ajuda de seus pares. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-03-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11631 Revista do GELNE; v. 16 n. 1/2 (2014); 125-147 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11631/8190 Copyright (c) 2017 Revista do GELNE |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Lima, Mari?lia dos Santos Dias, Vanessa Logue |
spellingShingle |
Lima, Mari?lia dos Santos Dias, Vanessa Logue A ação colaborativa e percepção de erros por alunos universitários de inglês |
author_facet |
Lima, Mari?lia dos Santos Dias, Vanessa Logue |
author_sort |
Lima, Mari?lia dos Santos |
title |
A ação colaborativa e percepção de erros por alunos universitários de inglês |
title_short |
A ação colaborativa e percepção de erros por alunos universitários de inglês |
title_full |
A ação colaborativa e percepção de erros por alunos universitários de inglês |
title_fullStr |
A ação colaborativa e percepção de erros por alunos universitários de inglês |
title_full_unstemmed |
A ação colaborativa e percepção de erros por alunos universitários de inglês |
title_sort |
ação colaborativa e percepção de erros por alunos universitários de inglês |
description |
Baseando-se em princi?pios da teoria sociocultural (VYGOTSKY, 1984; LANTOLF, 2000; DONATO, 2000; SWAIN, 2000), este trabalho apresenta resultados de um estudo cujo objetivo principal era investigar como a aprendizagem de ingle?s poderia ser estimulada por tarefas que promovem a colaborac?a?o e negociac?a?o entre os interagentes. Nesta direc?a?o, participaram do estudo tre?s duplas de aprendizes em ni?vel intermedia?rio de ingle?s em contexto universita?rio que, a partir de duas tarefas colaborativas, desenvolveram a produc?a?o oral e escrita. Os dados foram gravados em a?udio e vi?deo, sendo posteriormente transcritos e analisados a fim de encontrar evide?ncias de colaborac?a?o, caracterizadas por andaimento e troca corretiva entre os alunos. Ademais, os participantes tiveram a oportunidade de rever suas produc?o?es por meio de uma sessa?o de visionamento, na qual analisaram as atividades que compo?em as tarefas, propondo melhorias e correc?o?es. A ana?lise revelou que os aprendizes auxiliaram-se mutuamente por meio do andaimento e da correc?a?o, evidenciando o processo colaborativo. Na sessa?o de visionamento, os aprendizes perceberam erros e lacunas em suas produc?o?es buscando soluciona?-los com a ajuda de seus pares. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2017 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11631 |
work_keys_str_mv |
AT limamariliadossantos aacaocolaborativaepercepcaodeerrosporalunosuniversitariosdeingles AT diasvanessalogue aacaocolaborativaepercepcaodeerrosporalunosuniversitariosdeingles AT limamariliadossantos acaocolaborativaepercepcaodeerrosporalunosuniversitariosdeingles AT diasvanessalogue acaocolaborativaepercepcaodeerrosporalunosuniversitariosdeingles |
_version_ |
1766683382317580288 |