A ação colaborativa e percepção de erros por alunos universitários de inglês

Baseando-se em princi?pios da teoria sociocultural (VYGOTSKY, 1984; LANTOLF, 2000; DONATO, 2000; SWAIN, 2000), este trabalho apresenta resultados de um estudo cujo objetivo principal era investigar como a aprendizagem de ingle?s poderia ser estimulada por tarefas que promovem a colaborac?a?o e negoc...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Lima, Mari?lia dos Santos, Dias, Vanessa Logue
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11631
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Baseando-se em princi?pios da teoria sociocultural (VYGOTSKY, 1984; LANTOLF, 2000; DONATO, 2000; SWAIN, 2000), este trabalho apresenta resultados de um estudo cujo objetivo principal era investigar como a aprendizagem de ingle?s poderia ser estimulada por tarefas que promovem a colaborac?a?o e negociac?a?o entre os interagentes. Nesta direc?a?o, participaram do estudo tre?s duplas de aprendizes em ni?vel intermedia?rio de ingle?s em contexto universita?rio que, a partir de duas tarefas colaborativas, desenvolveram a produc?a?o oral e escrita. Os dados foram gravados em a?udio e vi?deo, sendo posteriormente transcritos e analisados a fim de encontrar evide?ncias de colaborac?a?o, caracterizadas por andaimento e troca corretiva entre os alunos. Ademais, os participantes tiveram a oportunidade de rever suas produc?o?es por meio de uma sessa?o de visionamento, na qual analisaram as atividades que compo?em as tarefas, propondo melhorias e correc?o?es. A ana?lise revelou que os aprendizes auxiliaram-se mutuamente por meio do andaimento e da correc?a?o, evidenciando o processo colaborativo. Na sessa?o de visionamento, os aprendizes perceberam erros e lacunas em suas produc?o?es buscando soluciona?-los com a ajuda de seus pares.