A ação colaborativa e percepção de erros por alunos universitários de inglês
Baseando-se em princi?pios da teoria sociocultural (VYGOTSKY, 1984; LANTOLF, 2000; DONATO, 2000; SWAIN, 2000), este trabalho apresenta resultados de um estudo cujo objetivo principal era investigar como a aprendizagem de ingle?s poderia ser estimulada por tarefas que promovem a colaborac?a?o e negoc...
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Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11631 |
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Resumo: | Baseando-se em princi?pios da teoria sociocultural (VYGOTSKY, 1984; LANTOLF, 2000; DONATO, 2000; SWAIN, 2000), este trabalho apresenta resultados de um estudo cujo objetivo principal era investigar como a aprendizagem de ingle?s poderia ser estimulada por tarefas que promovem a colaborac?a?o e negociac?a?o entre os interagentes. Nesta direc?a?o, participaram do estudo tre?s duplas de aprendizes em ni?vel intermedia?rio de ingle?s em contexto universita?rio que, a partir de duas tarefas colaborativas, desenvolveram a produc?a?o oral e escrita. Os dados foram gravados em a?udio e vi?deo, sendo posteriormente transcritos e analisados a fim de encontrar evide?ncias de colaborac?a?o, caracterizadas por andaimento e troca corretiva entre os alunos. Ademais, os participantes tiveram a oportunidade de rever suas produc?o?es por meio de uma sessa?o de visionamento, na qual analisaram as atividades que compo?em as tarefas, propondo melhorias e correc?o?es. A ana?lise revelou que os aprendizes auxiliaram-se mutuamente por meio do andaimento e da correc?a?o, evidenciando o processo colaborativo. Na sessa?o de visionamento, os aprendizes perceberam erros e lacunas em suas produc?o?es buscando soluciona?-los com a ajuda de seus pares. |
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