CONHECIMENTO CIENTI?FICO X PRA?TICA EXTENSIONISTA: PERCEPC?A?O DE ESTUDANTES DA GRADUAC?A?O

Conhecer o sistema nervoso, sua estrutura e funcionamento e? de fundamental importa?ncia para compreensa?o de diversos processos, dentre os quais se destacam a aprendizagem e a memo?ria. Sabendo disso e da pouca inclusa?o da Neurocie?ncia nas escolas, e tambe?m na graduac?a?o, foi criado um grupo de...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Filipin, Geo?rgia Elisa, Sperluk, Joa?o Pedro, Vargas, Liane da Silva de, Carpes, Pa?mela B Mello, Ferreira, Ricardo Roballo, Silva, Virginia Flores da
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/11596
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-11596
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-115962017-03-14T12:20:51Z CONHECIMENTO CIENTI?FICO X PRA?TICA EXTENSIONISTA: PERCEPC?A?O DE ESTUDANTES DA GRADUAC?A?O Filipin, Geo?rgia Elisa Sperluk, Joa?o Pedro Vargas, Liane da Silva de Carpes, Pa?mela B Mello Ferreira, Ricardo Roballo Silva, Virginia Flores da Extensa?o Universita?ria. Grupo de estudos. Educac?a?o. Conhecer o sistema nervoso, sua estrutura e funcionamento e? de fundamental importa?ncia para compreensa?o de diversos processos, dentre os quais se destacam a aprendizagem e a memo?ria. Sabendo disso e da pouca inclusa?o da Neurocie?ncia nas escolas, e tambe?m na graduac?a?o, foi criado um grupo de estudos em neurocie?ncia, ligado ao Programa de extensa?o “POPNEURO: Ac?o?es para a divulgac?a?o e popularizac?a?o da neurocie?ncia”. O objetivo deste artigo e? relatar as atividades desse grupo e a percepc?a?o dos alunos de graduac?a?o participantes com relac?a?o a elas. O grupo e? formado por 18 alunos dos cursos de graduac?a?o em Fisioterapia, Enfermagem e Farma?cia, uma aluna de po?s-graduac?a?o e uma professora orientadora. Para realizac?a?o dos estudos, o grupo se reu?ne semanalmente por um peri?odo de duas horas, quando sa?o apresentados e discutidos artigos cienti?ficos. Esses encontros sa?o realizados tambe?m com o intuito de organizac?a?o de ac?o?es extensionistas que o grupo realiza em escolas pu?blicas do munici?pio de Uruguaiana - RS. Para avaliar o impacto de um grupo de estudos na pra?tica extensionista dos acade?micos, estes foram convidados a responder um questiona?rio. A ana?lise dos resultados mostrou que os acade?micos acreditam ser de grande importa?ncia os encontros, tanto pelo aprendizado quanto pela realizac?a?o das atividades de divulgac?a?o cienti?fica junto a alunos e professores da Educac?a?o Ba?sica, pois conhecer o processo de ensino e aprendizagem sem du?vidas melhora o processo de ensinar e, consequentemente, o de aprender.  Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-03-14 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/11596 Revista Extensão & Sociedade; v. 6 n. 1 (2015); 13 - 22 2178-6054 2595-0150 por https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/11596/8172 Copyright (c) 2017 Revista Extensão & Sociedade
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Filipin, Geo?rgia Elisa
Sperluk, Joa?o Pedro
Vargas, Liane da Silva de
Carpes, Pa?mela B Mello
Ferreira, Ricardo Roballo
Silva, Virginia Flores da
spellingShingle Filipin, Geo?rgia Elisa
Sperluk, Joa?o Pedro
Vargas, Liane da Silva de
Carpes, Pa?mela B Mello
Ferreira, Ricardo Roballo
Silva, Virginia Flores da
CONHECIMENTO CIENTI?FICO X PRA?TICA EXTENSIONISTA: PERCEPC?A?O DE ESTUDANTES DA GRADUAC?A?O
author_facet Filipin, Geo?rgia Elisa
Sperluk, Joa?o Pedro
Vargas, Liane da Silva de
Carpes, Pa?mela B Mello
Ferreira, Ricardo Roballo
Silva, Virginia Flores da
author_sort Filipin, Geo?rgia Elisa
title CONHECIMENTO CIENTI?FICO X PRA?TICA EXTENSIONISTA: PERCEPC?A?O DE ESTUDANTES DA GRADUAC?A?O
title_short CONHECIMENTO CIENTI?FICO X PRA?TICA EXTENSIONISTA: PERCEPC?A?O DE ESTUDANTES DA GRADUAC?A?O
title_full CONHECIMENTO CIENTI?FICO X PRA?TICA EXTENSIONISTA: PERCEPC?A?O DE ESTUDANTES DA GRADUAC?A?O
title_fullStr CONHECIMENTO CIENTI?FICO X PRA?TICA EXTENSIONISTA: PERCEPC?A?O DE ESTUDANTES DA GRADUAC?A?O
title_full_unstemmed CONHECIMENTO CIENTI?FICO X PRA?TICA EXTENSIONISTA: PERCEPC?A?O DE ESTUDANTES DA GRADUAC?A?O
title_sort conhecimento cienti?fico x pra?tica extensionista: percepc?a?o de estudantes da graduac?a?o
description Conhecer o sistema nervoso, sua estrutura e funcionamento e? de fundamental importa?ncia para compreensa?o de diversos processos, dentre os quais se destacam a aprendizagem e a memo?ria. Sabendo disso e da pouca inclusa?o da Neurocie?ncia nas escolas, e tambe?m na graduac?a?o, foi criado um grupo de estudos em neurocie?ncia, ligado ao Programa de extensa?o “POPNEURO: Ac?o?es para a divulgac?a?o e popularizac?a?o da neurocie?ncia”. O objetivo deste artigo e? relatar as atividades desse grupo e a percepc?a?o dos alunos de graduac?a?o participantes com relac?a?o a elas. O grupo e? formado por 18 alunos dos cursos de graduac?a?o em Fisioterapia, Enfermagem e Farma?cia, uma aluna de po?s-graduac?a?o e uma professora orientadora. Para realizac?a?o dos estudos, o grupo se reu?ne semanalmente por um peri?odo de duas horas, quando sa?o apresentados e discutidos artigos cienti?ficos. Esses encontros sa?o realizados tambe?m com o intuito de organizac?a?o de ac?o?es extensionistas que o grupo realiza em escolas pu?blicas do munici?pio de Uruguaiana - RS. Para avaliar o impacto de um grupo de estudos na pra?tica extensionista dos acade?micos, estes foram convidados a responder um questiona?rio. A ana?lise dos resultados mostrou que os acade?micos acreditam ser de grande importa?ncia os encontros, tanto pelo aprendizado quanto pela realizac?a?o das atividades de divulgac?a?o cienti?fica junto a alunos e professores da Educac?a?o Ba?sica, pois conhecer o processo de ensino e aprendizagem sem du?vidas melhora o processo de ensinar e, consequentemente, o de aprender. 
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2017
url https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/11596
work_keys_str_mv AT filipingeorgiaelisa conhecimentocientificoxpraticaextensionistapercepcaodeestudantesdagraduacao
AT sperlukjoaopedro conhecimentocientificoxpraticaextensionistapercepcaodeestudantesdagraduacao
AT vargaslianedasilvade conhecimentocientificoxpraticaextensionistapercepcaodeestudantesdagraduacao
AT carpespamelabmello conhecimentocientificoxpraticaextensionistapercepcaodeestudantesdagraduacao
AT ferreiraricardoroballo conhecimentocientificoxpraticaextensionistapercepcaodeestudantesdagraduacao
AT silvavirginiafloresda conhecimentocientificoxpraticaextensionistapercepcaodeestudantesdagraduacao
_version_ 1766681949573742592