CONHECIMENTO CIENTI?FICO X PRA?TICA EXTENSIONISTA: PERCEPC?A?O DE ESTUDANTES DA GRADUAC?A?O

Conhecer o sistema nervoso, sua estrutura e funcionamento e? de fundamental importa?ncia para compreensa?o de diversos processos, dentre os quais se destacam a aprendizagem e a memo?ria. Sabendo disso e da pouca inclusa?o da Neurocie?ncia nas escolas, e tambe?m na graduac?a?o, foi criado um grupo de...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Filipin, Geo?rgia Elisa, Sperluk, Joa?o Pedro, Vargas, Liane da Silva de, Carpes, Pa?mela B Mello, Ferreira, Ricardo Roballo, Silva, Virginia Flores da
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/11596
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Conhecer o sistema nervoso, sua estrutura e funcionamento e? de fundamental importa?ncia para compreensa?o de diversos processos, dentre os quais se destacam a aprendizagem e a memo?ria. Sabendo disso e da pouca inclusa?o da Neurocie?ncia nas escolas, e tambe?m na graduac?a?o, foi criado um grupo de estudos em neurocie?ncia, ligado ao Programa de extensa?o “POPNEURO: Ac?o?es para a divulgac?a?o e popularizac?a?o da neurocie?ncia”. O objetivo deste artigo e? relatar as atividades desse grupo e a percepc?a?o dos alunos de graduac?a?o participantes com relac?a?o a elas. O grupo e? formado por 18 alunos dos cursos de graduac?a?o em Fisioterapia, Enfermagem e Farma?cia, uma aluna de po?s-graduac?a?o e uma professora orientadora. Para realizac?a?o dos estudos, o grupo se reu?ne semanalmente por um peri?odo de duas horas, quando sa?o apresentados e discutidos artigos cienti?ficos. Esses encontros sa?o realizados tambe?m com o intuito de organizac?a?o de ac?o?es extensionistas que o grupo realiza em escolas pu?blicas do munici?pio de Uruguaiana - RS. Para avaliar o impacto de um grupo de estudos na pra?tica extensionista dos acade?micos, estes foram convidados a responder um questiona?rio. A ana?lise dos resultados mostrou que os acade?micos acreditam ser de grande importa?ncia os encontros, tanto pelo aprendizado quanto pela realizac?a?o das atividades de divulgac?a?o cienti?fica junto a alunos e professores da Educac?a?o Ba?sica, pois conhecer o processo de ensino e aprendizagem sem du?vidas melhora o processo de ensinar e, consequentemente, o de aprender.