A PAIDEIA SIMBÓLICA COMO REFLEXÃO: O PENSAMENTO AUTÔNOMO NA DIVERSIDADE DENTRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ENSINO
O este artigo está baseado numa ideia que visa a Educação Filosófica nas escolas de Ensino Básico como forma de transformação do seu contexto social pelo qual os alunos estão inseridos e mostrar através da Filosofia uma forma de enxergar o seu universo e seu pensar de forma autônoma e diversa dentro...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/11466 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-11466 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-114662018-10-04T21:57:47Z A PAIDEIA SIMBÓLICA COMO REFLEXÃO: O PENSAMENTO AUTÔNOMO NA DIVERSIDADE DENTRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ENSINO Teixeira, Rodrigo Lima O este artigo está baseado numa ideia que visa a Educação Filosófica nas escolas de Ensino Básico como forma de transformação do seu contexto social pelo qual os alunos estão inseridos e mostrar através da Filosofia uma forma de enxergar o seu universo e seu pensar de forma autônoma e diversa dentro da perspectiva educacional para formação do cidadão como todo. Assim, partindo desta reflexão e de como estar a educação atual, o objetivo deste artigo é tratar a Educação Filosófica com os moldes da paideia grega de forma simbólica para que o Ensino de Filosofia não seja só conteudista, mas sim reflexiva porquanto a Filosofia seja mais do que uma simples matéria, porém ela seja formadora ética e moral para construção de um cidadão e formar pensadores críticos e autônomos desde que todos tenham acesso a esta formação crítica. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-09-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/11466 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; n. 16 (2017): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/11466/8843 Copyright (c) 2017 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Teixeira, Rodrigo Lima |
spellingShingle |
Teixeira, Rodrigo Lima A PAIDEIA SIMBÓLICA COMO REFLEXÃO: O PENSAMENTO AUTÔNOMO NA DIVERSIDADE DENTRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ENSINO |
author_facet |
Teixeira, Rodrigo Lima |
author_sort |
Teixeira, Rodrigo Lima |
title |
A PAIDEIA SIMBÓLICA COMO REFLEXÃO: O PENSAMENTO AUTÔNOMO NA DIVERSIDADE DENTRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ENSINO |
title_short |
A PAIDEIA SIMBÓLICA COMO REFLEXÃO: O PENSAMENTO AUTÔNOMO NA DIVERSIDADE DENTRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ENSINO |
title_full |
A PAIDEIA SIMBÓLICA COMO REFLEXÃO: O PENSAMENTO AUTÔNOMO NA DIVERSIDADE DENTRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ENSINO |
title_fullStr |
A PAIDEIA SIMBÓLICA COMO REFLEXÃO: O PENSAMENTO AUTÔNOMO NA DIVERSIDADE DENTRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ENSINO |
title_full_unstemmed |
A PAIDEIA SIMBÓLICA COMO REFLEXÃO: O PENSAMENTO AUTÔNOMO NA DIVERSIDADE DENTRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ENSINO |
title_sort |
paideia simbólica como reflexão: o pensamento autônomo na diversidade dentro da educação básica de ensino |
description |
O este artigo está baseado numa ideia que visa a Educação Filosófica nas escolas de Ensino Básico como forma de transformação do seu contexto social pelo qual os alunos estão inseridos e mostrar através da Filosofia uma forma de enxergar o seu universo e seu pensar de forma autônoma e diversa dentro da perspectiva educacional para formação do cidadão como todo. Assim, partindo desta reflexão e de como estar a educação atual, o objetivo deste artigo é tratar a Educação Filosófica com os moldes da paideia grega de forma simbólica para que o Ensino de Filosofia não seja só conteudista, mas sim reflexiva porquanto a Filosofia seja mais do que uma simples matéria, porém ela seja formadora ética e moral para construção de um cidadão e formar pensadores críticos e autônomos desde que todos tenham acesso a esta formação crítica. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2017 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/11466 |
work_keys_str_mv |
AT teixeirarodrigolima apaideiasimbolicacomoreflexaoopensamentoautonomonadiversidadedentrodaeducacaobasicadeensino AT teixeirarodrigolima paideiasimbolicacomoreflexaoopensamentoautonomonadiversidadedentrodaeducacaobasicadeensino |
_version_ |
1766681700523311104 |