A PAIDEIA SIMBÓLICA COMO REFLEXÃO: O PENSAMENTO AUTÔNOMO NA DIVERSIDADE DENTRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ENSINO

O este artigo está baseado numa ideia que visa a Educação Filosófica nas escolas de Ensino Básico como forma de transformação do seu contexto social pelo qual os alunos estão inseridos e mostrar através da Filosofia uma forma de enxergar o seu universo e seu pensar de forma autônoma e diversa dentro...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Teixeira, Rodrigo Lima
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/11466
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-11466
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-114662018-10-04T21:57:47Z A PAIDEIA SIMBÓLICA COMO REFLEXÃO: O PENSAMENTO AUTÔNOMO NA DIVERSIDADE DENTRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ENSINO Teixeira, Rodrigo Lima O este artigo está baseado numa ideia que visa a Educação Filosófica nas escolas de Ensino Básico como forma de transformação do seu contexto social pelo qual os alunos estão inseridos e mostrar através da Filosofia uma forma de enxergar o seu universo e seu pensar de forma autônoma e diversa dentro da perspectiva educacional para formação do cidadão como todo. Assim, partindo desta reflexão e de como estar a educação atual, o objetivo deste artigo é tratar a Educação Filosófica com os moldes da paideia grega de forma simbólica para que o Ensino de Filosofia não seja só conteudista, mas sim reflexiva porquanto a Filosofia seja mais do que uma simples matéria, porém ela seja formadora ética e moral para construção de um cidadão e formar pensadores críticos e autônomos desde que todos tenham acesso a esta formação crítica.  Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-09-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/11466 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; n. 16 (2017): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/11466/8843 Copyright (c) 2017 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Teixeira, Rodrigo Lima
spellingShingle Teixeira, Rodrigo Lima
A PAIDEIA SIMBÓLICA COMO REFLEXÃO: O PENSAMENTO AUTÔNOMO NA DIVERSIDADE DENTRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ENSINO
author_facet Teixeira, Rodrigo Lima
author_sort Teixeira, Rodrigo Lima
title A PAIDEIA SIMBÓLICA COMO REFLEXÃO: O PENSAMENTO AUTÔNOMO NA DIVERSIDADE DENTRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ENSINO
title_short A PAIDEIA SIMBÓLICA COMO REFLEXÃO: O PENSAMENTO AUTÔNOMO NA DIVERSIDADE DENTRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ENSINO
title_full A PAIDEIA SIMBÓLICA COMO REFLEXÃO: O PENSAMENTO AUTÔNOMO NA DIVERSIDADE DENTRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ENSINO
title_fullStr A PAIDEIA SIMBÓLICA COMO REFLEXÃO: O PENSAMENTO AUTÔNOMO NA DIVERSIDADE DENTRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ENSINO
title_full_unstemmed A PAIDEIA SIMBÓLICA COMO REFLEXÃO: O PENSAMENTO AUTÔNOMO NA DIVERSIDADE DENTRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ENSINO
title_sort paideia simbólica como reflexão: o pensamento autônomo na diversidade dentro da educação básica de ensino
description O este artigo está baseado numa ideia que visa a Educação Filosófica nas escolas de Ensino Básico como forma de transformação do seu contexto social pelo qual os alunos estão inseridos e mostrar através da Filosofia uma forma de enxergar o seu universo e seu pensar de forma autônoma e diversa dentro da perspectiva educacional para formação do cidadão como todo. Assim, partindo desta reflexão e de como estar a educação atual, o objetivo deste artigo é tratar a Educação Filosófica com os moldes da paideia grega de forma simbólica para que o Ensino de Filosofia não seja só conteudista, mas sim reflexiva porquanto a Filosofia seja mais do que uma simples matéria, porém ela seja formadora ética e moral para construção de um cidadão e formar pensadores críticos e autônomos desde que todos tenham acesso a esta formação crítica. 
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2017
url https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/11466
work_keys_str_mv AT teixeirarodrigolima apaideiasimbolicacomoreflexaoopensamentoautonomonadiversidadedentrodaeducacaobasicadeensino
AT teixeirarodrigolima paideiasimbolicacomoreflexaoopensamentoautonomonadiversidadedentrodaeducacaobasicadeensino
_version_ 1766681700523311104