bullying homofóbico a partir da percepção dos/as professores/as da EJA de duas escolas de Arapiraca
A identificação da percepção de professores/as sobre o bullying homofóbico auxilia na elaboração de estratégias eficazes de implantação da Educação Sexual. O presente trabalho objetiva pesquisar a percepção que as discentes da EJA de duas instituições de ensino público municipal de Arapiraca têm sob...
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Publicado em: |
EDUFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-114472019-03-11T20:20:16Z bullying homofóbico a partir da percepção dos/as professores/as da EJA de duas escolas de Arapiraca da Silva, César Pereira Barreto, Elvira Simões Identidade de gênero. Orientação sexual. Bullying homofóbico. A identificação da percepção de professores/as sobre o bullying homofóbico auxilia na elaboração de estratégias eficazes de implantação da Educação Sexual. O presente trabalho objetiva pesquisar a percepção que as discentes da EJA de duas instituições de ensino público municipal de Arapiraca têm sobre o bullying homofóbico, partindo de uma ferramenta básica, a entrevista. Foram realizadas palestras para a apresentação da proposta do estudo aos gestores e professores de cada estabelecimento, seguidas da aplicação de um questionário semiestruturado em cada uma delas, para verificar a percepção que eles/as possuem sobre o referido tema. Observou-se que todos/as os/asprofessores/as das duas escolas afirmaram que se engajariam caso a sua escola resolvesse implantar projetos sobre identidade de gênero, orientação sexual e combate ao bullying homofóbico no ambiente escolar. Baseando-se nessa disponibilidade, mostra-se importante que as escolas estudem possibilidades de realizar atividades contínuas de educação sexual aproveitando o engajamento de toda a comunidade escolar, salientando que não basta apenas uma prática educativa em sala de aula. São necessárias ações que promovam mudanças na sociedade no que se refere à desconstrução dos rígidos padrões de identidade, gênero e sexualidade. EDUFRN 2017-03-03 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo application/pdf https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/11447 Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades; v. 10 n. 14 (2016): Revista Bagoas - Estudos Gays: gênero e sexualidades 2316-6185 1982-0518 por https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/11447/8057 Copyright (c) 2017 Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades |
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Periódicos UFRN |
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Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
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A identificação da percepção de professores/as sobre o bullying homofóbico auxilia na elaboração de estratégias eficazes de implantação da Educação Sexual. O presente trabalho objetiva pesquisar a percepção que as discentes da EJA de duas instituições de ensino público municipal de Arapiraca têm sobre o bullying homofóbico, partindo de uma ferramenta básica, a entrevista. Foram realizadas palestras para a apresentação da proposta do estudo aos gestores e professores de cada estabelecimento, seguidas da aplicação de um questionário semiestruturado em cada uma delas, para verificar a percepção que eles/as possuem sobre o referido tema. Observou-se que todos/as os/asprofessores/as das duas escolas afirmaram que se engajariam caso a sua escola resolvesse implantar projetos sobre identidade de gênero, orientação sexual e combate ao bullying homofóbico no ambiente escolar. Baseando-se nessa disponibilidade, mostra-se importante que as escolas estudem possibilidades de realizar atividades contínuas de educação sexual aproveitando o engajamento de toda a comunidade escolar, salientando que não basta apenas uma prática educativa em sala de aula. São necessárias ações que promovam mudanças na sociedade no que se refere à desconstrução dos rígidos padrões de identidade, gênero e sexualidade. |
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