bullying homofóbico a partir da percepção dos/as professores/as da EJA de duas escolas de Arapiraca

A identificação da percepção de professores/as sobre o bullying homofóbico auxilia na elaboração de estratégias eficazes de implantação da Educação Sexual. O presente trabalho objetiva pesquisar a percepção que as discentes da EJA de duas instituições de ensino público municipal de Arapiraca têm sob...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: da Silva, César Pereira, Barreto, Elvira Simões
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: EDUFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/11447
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Descrição
Resumo:A identificação da percepção de professores/as sobre o bullying homofóbico auxilia na elaboração de estratégias eficazes de implantação da Educação Sexual. O presente trabalho objetiva pesquisar a percepção que as discentes da EJA de duas instituições de ensino público municipal de Arapiraca têm sobre o bullying homofóbico, partindo de uma  ferramenta básica, a entrevista. Foram realizadas palestras para a apresentação da proposta do estudo aos gestores e professores de cada estabelecimento, seguidas da aplicação de um questionário semiestruturado em cada uma delas, para verificar a percepção que eles/as possuem sobre o referido tema. Observou-se que todos/as os/asprofessores/as das duas escolas afirmaram que se engajariam caso a sua escola resolvesse implantar projetos sobre identidade de gênero, orientação sexual e combate ao bullying homofóbico no ambiente escolar. Baseando-se nessa disponibilidade, mostra-se importante que as escolas estudem possibilidades de realizar atividades contínuas de educação sexual aproveitando o engajamento de toda a comunidade escolar, salientando que não basta apenas uma prática educativa em sala de aula. São necessárias ações que promovam mudanças na sociedade no que se refere à desconstrução dos rígidos padrões de identidade, gênero e sexualidade.