Uma análise crítica dos documentos oficiais que prescrevem o trabalho do professor
Com o intuito de analisar a relação intertextual existente entre os documentos oficiais de prescrição do trabalho do professor, atentando para os indícios que interrelacionam as estruturas discursivas às práticas sociais, faremos deste trabalho um momento de discussão acerca da relação entre d...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-114422022-02-17T13:13:41Z Uma análise crítica dos documentos oficiais que prescrevem o trabalho do professor Lima, Ana Maria Pereira Análise do Discurso. Documentos Oficiais. Intertextualidade. Com o intuito de analisar a relação intertextual existente entre os documentos oficiais de prescrição do trabalho do professor, atentando para os indícios que interrelacionam as estruturas discursivas às práticas sociais, faremos deste trabalho um momento de discussão acerca da relação entre discurso e poder, porque as instituições exercem por meio textos para manutenção/ajuste de ações coercivas e moldadora de comportamentos. Faremos uma panorâmica sobre a Lei que “estabelece diretrizes e base para a educação nacional” e a “disciplina” dos Parâmetros Curriculares que deveriam nortear o trabalho do professor e as expectativas desencadeadas pelo CONAE. Conhecer os discursos que constituem os textos oficiais. Por este motivo discutiremos os textos a partir das categorias lingüísticas de gêneros, discursos e estilos, contemplando a análise intertextual e interdiscursiva possível de ser analisada sob a teoria de proposta pela Análise do Discurso Crítica, Fairclough (2003), no livro Analysing Discourse – Textual anaysis for social research. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-03-02 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11442 Revista do GELNE; v. 12 n. 1/2 (2010); 126-137 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11442/8053 Copyright (c) 2017 Revista do GELNE |
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Com o intuito de analisar a relação intertextual existente entre os documentos oficiais de prescrição do trabalho do professor, atentando para os indícios que interrelacionam as estruturas discursivas às práticas sociais, faremos deste trabalho um momento de discussão acerca da relação entre discurso e poder, porque as instituições exercem por meio textos para manutenção/ajuste de ações coercivas e moldadora de comportamentos. Faremos uma panorâmica sobre a Lei que “estabelece diretrizes e base para a educação nacional” e a “disciplina” dos Parâmetros Curriculares que deveriam nortear o trabalho do professor e as expectativas desencadeadas pelo CONAE. Conhecer os discursos que constituem os textos oficiais. Por este motivo discutiremos os textos a partir das categorias lingüísticas de gêneros, discursos e estilos, contemplando a análise intertextual e interdiscursiva possível de ser analisada sob a teoria de proposta pela Análise do Discurso Crítica, Fairclough (2003), no livro Analysing Discourse – Textual anaysis for social research. |
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