Uma análise crítica dos documentos oficiais que prescrevem o trabalho do professor

Com o intuito de analisar a relação intertextual existente entre os documentos oficiais de prescrição  do trabalho  do professor,  atentando  para os indícios que  interrelacionam  as estruturas discursivas às práticas sociais, faremos deste trabalho um momento de discussão acerca da relação entre d...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lima, Ana Maria Pereira
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11442
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spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-114422022-02-17T13:13:41Z Uma análise crítica dos documentos oficiais que prescrevem o trabalho do professor Lima, Ana Maria Pereira Análise do Discurso. Documentos Oficiais. Intertextualidade. Com o intuito de analisar a relação intertextual existente entre os documentos oficiais de prescrição  do trabalho  do professor,  atentando  para os indícios que  interrelacionam  as estruturas discursivas às práticas sociais, faremos deste trabalho um momento de discussão acerca da relação entre discurso e poder, porque as instituições exercem por meio textos para manutenção/ajuste  de ações  coercivas  e  moldadora  de  comportamentos.    Faremos  uma  panorâmica  sobre  a  Lei  que “estabelece diretrizes e base para a educação nacional” e a “disciplina” dos Parâmetros Curriculares que deveriam nortear o trabalho do professor e as expectativas desencadeadas pelo CONAE. Conhecer os discursos que constituem os textos oficiais. Por este motivo discutiremos os textos a partir das categorias lingüísticas de gêneros, discursos e estilos, contemplando a análise intertextual e interdiscursiva possível de ser analisada   sob a teoria de proposta pela Análise do Discurso Crítica, Fairclough (2003), no livro Analysing  Discourse – Textual anaysis for social research. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-03-02 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11442 Revista do GELNE; v. 12 n. 1/2 (2010); 126-137 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11442/8053 Copyright (c) 2017 Revista do GELNE
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