Uma análise crítica dos documentos oficiais que prescrevem o trabalho do professor
Com o intuito de analisar a relação intertextual existente entre os documentos oficiais de prescrição do trabalho do professor, atentando para os indícios que interrelacionam as estruturas discursivas às práticas sociais, faremos deste trabalho um momento de discussão acerca da relação entre d...
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Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11442 |
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Resumo: | Com o intuito de analisar a relação intertextual existente entre os documentos oficiais de prescrição do trabalho do professor, atentando para os indícios que interrelacionam as estruturas discursivas às práticas sociais, faremos deste trabalho um momento de discussão acerca da relação entre discurso e poder, porque as instituições exercem por meio textos para manutenção/ajuste de ações coercivas e moldadora de comportamentos. Faremos uma panorâmica sobre a Lei que “estabelece diretrizes e base para a educação nacional” e a “disciplina” dos Parâmetros Curriculares que deveriam nortear o trabalho do professor e as expectativas desencadeadas pelo CONAE. Conhecer os discursos que constituem os textos oficiais. Por este motivo discutiremos os textos a partir das categorias lingüísticas de gêneros, discursos e estilos, contemplando a análise intertextual e interdiscursiva possível de ser analisada sob a teoria de proposta pela Análise do Discurso Crítica, Fairclough (2003), no livro Analysing Discourse – Textual anaysis for social research. |
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