Intertextualidade e produção de efeitos de sentido em artigos de opinião

Neste artigo, trabalhamos com a hipótese de que a presença de marcas intertextuais seja uma característica do estilo do gênero artigo de opinião. A escolha dessas marcas resulta do trabalho do autor e revela o jogo entre seu estilo pessoal e o estilo do gênero. Assim, investiga-se a relação da inter...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Linhares, Allan de Andrade
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11440
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-11440
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-114402022-02-17T13:09:51Z Intertextualidade e produção de efeitos de sentido em artigos de opinião Linhares, Allan de Andrade Intertextualidade. Gênero. Artigo de opinião. Estilo. Neste artigo, trabalhamos com a hipótese de que a presença de marcas intertextuais seja uma característica do estilo do gênero artigo de opinião. A escolha dessas marcas resulta do trabalho do autor e revela o jogo entre seu estilo pessoal e o estilo do gênero. Assim, investiga-se a relação da intertextualidade na construção do gênero textual artigo de opinião. Esta pesquisa fundamenta-se na Linguística de Texto, a concepção de intertextualidade stricto sensu (KOCH; BENTES; CAVALCANTE, 2007) e a concepção de gênero textual (BAZERMAN, 2006). Escolhemos dois autores de um jornal e de uma revista de circulação nacional: Diogo Mainardi (revista Veja); Jânio de Freitas (jornal Folha de São Paulo). Selecionamos um artigo de cada um desses autores, ambos publicados em 2006. A análise do corpus possibilitou perceber que a expressão da intertextualidade nos artigos de opinião apresenta tanto características do estilo do gênero quanto marcas do estilo individual do autor. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-03-02 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11440 Revista do GELNE; v. 12 n. 1/2 (2010); 107-118 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11440/8050 Copyright (c) 2017 Revista do GELNE
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Linhares, Allan de Andrade
spellingShingle Linhares, Allan de Andrade
Intertextualidade e produção de efeitos de sentido em artigos de opinião
author_facet Linhares, Allan de Andrade
author_sort Linhares, Allan de Andrade
title Intertextualidade e produção de efeitos de sentido em artigos de opinião
title_short Intertextualidade e produção de efeitos de sentido em artigos de opinião
title_full Intertextualidade e produção de efeitos de sentido em artigos de opinião
title_fullStr Intertextualidade e produção de efeitos de sentido em artigos de opinião
title_full_unstemmed Intertextualidade e produção de efeitos de sentido em artigos de opinião
title_sort intertextualidade e produção de efeitos de sentido em artigos de opinião
description Neste artigo, trabalhamos com a hipótese de que a presença de marcas intertextuais seja uma característica do estilo do gênero artigo de opinião. A escolha dessas marcas resulta do trabalho do autor e revela o jogo entre seu estilo pessoal e o estilo do gênero. Assim, investiga-se a relação da intertextualidade na construção do gênero textual artigo de opinião. Esta pesquisa fundamenta-se na Linguística de Texto, a concepção de intertextualidade stricto sensu (KOCH; BENTES; CAVALCANTE, 2007) e a concepção de gênero textual (BAZERMAN, 2006). Escolhemos dois autores de um jornal e de uma revista de circulação nacional: Diogo Mainardi (revista Veja); Jânio de Freitas (jornal Folha de São Paulo). Selecionamos um artigo de cada um desses autores, ambos publicados em 2006. A análise do corpus possibilitou perceber que a expressão da intertextualidade nos artigos de opinião apresenta tanto características do estilo do gênero quanto marcas do estilo individual do autor.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2017
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11440
work_keys_str_mv AT linharesallandeandrade intertextualidadeeproducaodeefeitosdesentidoemartigosdeopiniao
_version_ 1766683374769930240