O DIÁLOGO E A COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
O presente artigo tem por objetivo analisar a contribuição do diálogo para o desenvolvimento do pensamento excelente. A educação moral e a prática da comunidade de investigação em sala de aula colocam o aluno a refletir sobre seu próprio pensamento na medida em que é confrontado com outras formas de...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/11435 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-11435 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-114352018-10-04T21:57:47Z O DIÁLOGO E A COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR Castilho, Éllen Patrícia Alves Muraro, Darcísio Natal O presente artigo tem por objetivo analisar a contribuição do diálogo para o desenvolvimento do pensamento excelente. A educação moral e a prática da comunidade de investigação em sala de aula colocam o aluno a refletir sobre seu próprio pensamento na medida em que é confrontado com outras formas de pensar. Discutiremos a importância dessa prática, criando-se um ambiente educacional propício para o aprofundamento da dimensão ética, especialmente o aprendizado dos valores morais por meio da experiência reflexiva. A discussão desses conceitos prioriza o contexto da infância, e, por isso, o sujeito de que tratamos aqui é a criança. Nossa proposta é compreender o conceito de comunidade de investigação como uma pedagogia do diálogo e do pensamento, que envolve a dimensão ética da educação. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-09-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/11435 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; n. 16 (2017): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/11435/8842 Copyright (c) 2017 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Castilho, Éllen Patrícia Alves Muraro, Darcísio Natal |
spellingShingle |
Castilho, Éllen Patrícia Alves Muraro, Darcísio Natal O DIÁLOGO E A COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR |
author_facet |
Castilho, Éllen Patrícia Alves Muraro, Darcísio Natal |
author_sort |
Castilho, Éllen Patrícia Alves |
title |
O DIÁLOGO E A COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR |
title_short |
O DIÁLOGO E A COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR |
title_full |
O DIÁLOGO E A COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR |
title_fullStr |
O DIÁLOGO E A COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
O DIÁLOGO E A COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR |
title_sort |
o diálogo e a comunidade de investigação no contexto escolar |
description |
O presente artigo tem por objetivo analisar a contribuição do diálogo para o desenvolvimento do pensamento excelente. A educação moral e a prática da comunidade de investigação em sala de aula colocam o aluno a refletir sobre seu próprio pensamento na medida em que é confrontado com outras formas de pensar. Discutiremos a importância dessa prática, criando-se um ambiente educacional propício para o aprofundamento da dimensão ética, especialmente o aprendizado dos valores morais por meio da experiência reflexiva. A discussão desses conceitos prioriza o contexto da infância, e, por isso, o sujeito de que tratamos aqui é a criança. Nossa proposta é compreender o conceito de comunidade de investigação como uma pedagogia do diálogo e do pensamento, que envolve a dimensão ética da educação. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2017 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/11435 |
work_keys_str_mv |
AT castilhoellenpatriciaalves odialogoeacomunidadedeinvestigacaonocontextoescolar AT murarodarcisionatal odialogoeacomunidadedeinvestigacaonocontextoescolar |
_version_ |
1766681700344004608 |