O DIÁLOGO E A COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

O presente artigo tem por objetivo analisar a contribuição do diálogo para o desenvolvimento do pensamento excelente. A educação moral e a prática da comunidade de investigação em sala de aula colocam o aluno a refletir sobre seu próprio pensamento na medida em que é confrontado com outras formas de...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Castilho, Éllen Patrícia Alves, Muraro, Darcísio Natal
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/11435
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-11435
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-114352018-10-04T21:57:47Z O DIÁLOGO E A COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR Castilho, Éllen Patrícia Alves Muraro, Darcísio Natal O presente artigo tem por objetivo analisar a contribuição do diálogo para o desenvolvimento do pensamento excelente. A educação moral e a prática da comunidade de investigação em sala de aula colocam o aluno a refletir sobre seu próprio pensamento na medida em que é confrontado com outras formas de pensar. Discutiremos a importância dessa prática, criando-se um ambiente educacional propício para o aprofundamento da dimensão ética, especialmente o aprendizado dos valores morais por meio da experiência reflexiva. A discussão desses conceitos prioriza o contexto da infância, e, por isso, o sujeito de que tratamos aqui é a criança. Nossa proposta é compreender o conceito de comunidade de investigação como uma pedagogia do diálogo e do pensamento, que envolve a dimensão ética da educação. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-09-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/11435 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; n. 16 (2017): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/11435/8842 Copyright (c) 2017 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Castilho, Éllen Patrícia Alves
Muraro, Darcísio Natal
spellingShingle Castilho, Éllen Patrícia Alves
Muraro, Darcísio Natal
O DIÁLOGO E A COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
author_facet Castilho, Éllen Patrícia Alves
Muraro, Darcísio Natal
author_sort Castilho, Éllen Patrícia Alves
title O DIÁLOGO E A COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
title_short O DIÁLOGO E A COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
title_full O DIÁLOGO E A COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
title_fullStr O DIÁLOGO E A COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
title_full_unstemmed O DIÁLOGO E A COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
title_sort o diálogo e a comunidade de investigação no contexto escolar
description O presente artigo tem por objetivo analisar a contribuição do diálogo para o desenvolvimento do pensamento excelente. A educação moral e a prática da comunidade de investigação em sala de aula colocam o aluno a refletir sobre seu próprio pensamento na medida em que é confrontado com outras formas de pensar. Discutiremos a importância dessa prática, criando-se um ambiente educacional propício para o aprofundamento da dimensão ética, especialmente o aprendizado dos valores morais por meio da experiência reflexiva. A discussão desses conceitos prioriza o contexto da infância, e, por isso, o sujeito de que tratamos aqui é a criança. Nossa proposta é compreender o conceito de comunidade de investigação como uma pedagogia do diálogo e do pensamento, que envolve a dimensão ética da educação.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2017
url https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/11435
work_keys_str_mv AT castilhoellenpatriciaalves odialogoeacomunidadedeinvestigacaonocontextoescolar
AT murarodarcisionatal odialogoeacomunidadedeinvestigacaonocontextoescolar
_version_ 1766681700344004608