Gêneros orais: uma análise no livro didático
Com a finalidade de desenvolver as habilidades de produção oral e escrita dos alunos, a escola tem procurado aproximá-los cada vez mais de situações comunicativas reais. Assim, a prática pedagógica do professor e os livros didáticos têm trazido os gêneros do discurso para as atividades escolares. Ba...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11407 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-11407 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-114072022-02-17T13:05:32Z Gêneros orais: uma análise no livro didático Ibiapina, Darkyana Francisca Gender of speech. Produktion. Textbooks. Com a finalidade de desenvolver as habilidades de produção oral e escrita dos alunos, a escola tem procurado aproximá-los cada vez mais de situações comunicativas reais. Assim, a prática pedagógica do professor e os livros didáticos têm trazido os gêneros do discurso para as atividades escolares. Baseando-se nos pressupostos de Bakhtin (2003), para quem todo gênero incorpora intrisecamente as características: tema, estilo e composição; nos estudos de Miller (2009); de Schneuwly & Dolz (2004) e Marcuschi (2008), analisamos, através de pesquisa bibliográfica e de dados, como a noção de gêneros discursivos foi abordada, nas propostas de produção dos gêneros orais, tomando, para tanto, o livro: Linguagem: criação e interação – (SOUZA; CAVÉQUIA, 2005). A análise, dentre outros resultados, demonstra que em apenas uma das propostas parte-se do conceito do gênero a ser produzido e de questões de compreensão que permitem aos alunos observarem a construção das características do gênero, a partir de tema, estilo e composição Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-02-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11407 Revista do GELNE; v. 12 n. 1/2 (2010); 92-106 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11407/8042 Copyright (c) 2017 Revista do GELNE |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Ibiapina, Darkyana Francisca |
spellingShingle |
Ibiapina, Darkyana Francisca Gêneros orais: uma análise no livro didático |
author_facet |
Ibiapina, Darkyana Francisca |
author_sort |
Ibiapina, Darkyana Francisca |
title |
Gêneros orais: uma análise no livro didático |
title_short |
Gêneros orais: uma análise no livro didático |
title_full |
Gêneros orais: uma análise no livro didático |
title_fullStr |
Gêneros orais: uma análise no livro didático |
title_full_unstemmed |
Gêneros orais: uma análise no livro didático |
title_sort |
gêneros orais: uma análise no livro didático |
description |
Com a finalidade de desenvolver as habilidades de produção oral e escrita dos alunos, a escola tem procurado aproximá-los cada vez mais de situações comunicativas reais. Assim, a prática pedagógica do professor e os livros didáticos têm trazido os gêneros do discurso para as atividades escolares. Baseando-se nos pressupostos de Bakhtin (2003), para quem todo gênero incorpora intrisecamente as características: tema, estilo e composição; nos estudos de Miller (2009); de Schneuwly & Dolz (2004) e Marcuschi (2008), analisamos, através de pesquisa bibliográfica e de dados, como a noção de gêneros discursivos foi abordada, nas propostas de produção dos gêneros orais, tomando, para tanto, o livro: Linguagem: criação e interação – (SOUZA; CAVÉQUIA, 2005). A análise, dentre outros resultados, demonstra que em apenas uma das propostas parte-se do conceito do gênero a ser produzido e de questões de compreensão que permitem aos alunos observarem a construção das características do gênero, a partir de tema, estilo e composição |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2017 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11407 |
work_keys_str_mv |
AT ibiapinadarkyanafrancisca generosoraisumaanalisenolivrodidatico |
_version_ |
1766683374025441280 |