Gêneros orais: uma análise no livro didático

Com a finalidade de desenvolver as habilidades de produção oral e escrita dos alunos, a escola tem procurado aproximá-los cada vez mais de situações comunicativas reais. Assim, a prática pedagógica do professor e os livros didáticos têm trazido os gêneros do discurso para as atividades escolares. Ba...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Ibiapina, Darkyana Francisca
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11407
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-11407
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-114072022-02-17T13:05:32Z Gêneros orais: uma análise no livro didático Ibiapina, Darkyana Francisca Gender of speech. Produktion. Textbooks. Com a finalidade de desenvolver as habilidades de produção oral e escrita dos alunos, a escola tem procurado aproximá-los cada vez mais de situações comunicativas reais. Assim, a prática pedagógica do professor e os livros didáticos têm trazido os gêneros do discurso para as atividades escolares. Baseando-se nos pressupostos de Bakhtin (2003), para quem todo gênero incorpora intrisecamente as características: tema, estilo e composição; nos estudos de Miller (2009); de Schneuwly & Dolz (2004) e Marcuschi (2008), analisamos, através de pesquisa bibliográfica e de dados, como a noção de gêneros discursivos foi abordada, nas propostas de produção dos gêneros orais, tomando, para tanto, o livro: Linguagem: criação e interação – (SOUZA; CAVÉQUIA, 2005). A análise, dentre outros resultados, demonstra que em apenas uma das propostas parte-se do conceito do gênero a ser produzido e de questões de compreensão que permitem aos alunos observarem a construção das características do gênero, a partir de tema, estilo e composição Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-02-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11407 Revista do GELNE; v. 12 n. 1/2 (2010); 92-106 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11407/8042 Copyright (c) 2017 Revista do GELNE
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Ibiapina, Darkyana Francisca
spellingShingle Ibiapina, Darkyana Francisca
Gêneros orais: uma análise no livro didático
author_facet Ibiapina, Darkyana Francisca
author_sort Ibiapina, Darkyana Francisca
title Gêneros orais: uma análise no livro didático
title_short Gêneros orais: uma análise no livro didático
title_full Gêneros orais: uma análise no livro didático
title_fullStr Gêneros orais: uma análise no livro didático
title_full_unstemmed Gêneros orais: uma análise no livro didático
title_sort gêneros orais: uma análise no livro didático
description Com a finalidade de desenvolver as habilidades de produção oral e escrita dos alunos, a escola tem procurado aproximá-los cada vez mais de situações comunicativas reais. Assim, a prática pedagógica do professor e os livros didáticos têm trazido os gêneros do discurso para as atividades escolares. Baseando-se nos pressupostos de Bakhtin (2003), para quem todo gênero incorpora intrisecamente as características: tema, estilo e composição; nos estudos de Miller (2009); de Schneuwly & Dolz (2004) e Marcuschi (2008), analisamos, através de pesquisa bibliográfica e de dados, como a noção de gêneros discursivos foi abordada, nas propostas de produção dos gêneros orais, tomando, para tanto, o livro: Linguagem: criação e interação – (SOUZA; CAVÉQUIA, 2005). A análise, dentre outros resultados, demonstra que em apenas uma das propostas parte-se do conceito do gênero a ser produzido e de questões de compreensão que permitem aos alunos observarem a construção das características do gênero, a partir de tema, estilo e composição
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2017
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11407
work_keys_str_mv AT ibiapinadarkyanafrancisca generosoraisumaanalisenolivrodidatico
_version_ 1766683374025441280