Sobre os mecanismos linguísticos subjacentes ao gesto de rasurar
O objetivo deste trabalho e? investigar os movimentos subjacentes ao gesto de rasurar produzidos por duplas de alunos enquanto combinam e escrevem histo?rias inventadas em contexto escolar. Entretanto, focamos as rasuras que atestam a presenc?a do equi?voco enquanto constitutivo da li?ngua e do sent...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11400 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-11400 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-114002017-09-14T11:41:55Z Sobre os mecanismos linguísticos subjacentes ao gesto de rasurar Felipeto, Cristina Calil, Eduardo O objetivo deste trabalho e? investigar os movimentos subjacentes ao gesto de rasurar produzidos por duplas de alunos enquanto combinam e escrevem histo?rias inventadas em contexto escolar. Entretanto, focamos as rasuras que atestam a presenc?a do equi?voco enquanto constitutivo da li?ngua e do sentido que ai? se produz. O procedimento metodolo?gico atrave?s do qual os dados foram coletados consistiu em filmar uma dupla de estudantes desde o momento em que combinavam uma histo?ria inventada ate? o momento de escreve?-la e conclui?-la. Os registros nomeados por Lacan como Real, Simbo?lico e Imagina?rio revelaram-se essenciais no desenvolvimento do trabalho, uma vez que e? possi?vel atrave?s deles articular o inconsciente com o sujeito, com a li?ngua e com o discurso. O exemplo mostra que a rasura na?o e?, a despeito das intenc?o?es dos estudantes, instrumento de “correc?a?o”. Pretendemos mostrar que as rasuras feitas pelos estudantes apontam para um movimento que busca a semelhanc?a, atrave?s do reconhecimento sobre o que foi dito/escrito e o que deveria ter sido dito/escrito. Entretanto, a “escuta”, efeito deste reconhecimento, na?o caminha sempre nesta direc?a?o, uma vez que ha? rasuras que atestam o que aqui chamamos de “escuta equivocante”, pois, o aluno, ao procurar a semelhanc?a, a unidade, por vezes rasura o que estava correto, produzindo um equi?voco. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-02-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11400 Revista do GELNE; v. 9 n. 1/2 (2007); 147-160 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11400/8036 Copyright (c) 2017 Revista do GELNE |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Felipeto, Cristina Calil, Eduardo |
spellingShingle |
Felipeto, Cristina Calil, Eduardo Sobre os mecanismos linguísticos subjacentes ao gesto de rasurar |
author_facet |
Felipeto, Cristina Calil, Eduardo |
author_sort |
Felipeto, Cristina |
title |
Sobre os mecanismos linguísticos subjacentes ao gesto de rasurar |
title_short |
Sobre os mecanismos linguísticos subjacentes ao gesto de rasurar |
title_full |
Sobre os mecanismos linguísticos subjacentes ao gesto de rasurar |
title_fullStr |
Sobre os mecanismos linguísticos subjacentes ao gesto de rasurar |
title_full_unstemmed |
Sobre os mecanismos linguísticos subjacentes ao gesto de rasurar |
title_sort |
sobre os mecanismos linguísticos subjacentes ao gesto de rasurar |
description |
O objetivo deste trabalho e? investigar os movimentos subjacentes ao gesto de rasurar produzidos por duplas de alunos enquanto combinam e escrevem histo?rias inventadas em contexto escolar. Entretanto, focamos as rasuras que atestam a presenc?a do equi?voco enquanto constitutivo da li?ngua e do sentido que ai? se produz. O procedimento metodolo?gico atrave?s do qual os dados foram coletados consistiu em filmar uma dupla de estudantes desde o momento em que combinavam uma histo?ria inventada ate? o momento de escreve?-la e conclui?-la. Os registros nomeados por Lacan como Real, Simbo?lico e Imagina?rio revelaram-se essenciais no desenvolvimento do trabalho, uma vez que e? possi?vel atrave?s deles articular o inconsciente com o sujeito, com a li?ngua e com o discurso. O exemplo mostra que a rasura na?o e?, a despeito das intenc?o?es dos estudantes, instrumento de “correc?a?o”. Pretendemos mostrar que as rasuras feitas pelos estudantes apontam para um movimento que busca a semelhanc?a, atrave?s do reconhecimento sobre o que foi dito/escrito e o que deveria ter sido dito/escrito. Entretanto, a “escuta”, efeito deste reconhecimento, na?o caminha sempre nesta direc?a?o, uma vez que ha? rasuras que atestam o que aqui chamamos de “escuta equivocante”, pois, o aluno, ao procurar a semelhanc?a, a unidade, por vezes rasura o que estava correto, produzindo um equi?voco. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2017 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11400 |
work_keys_str_mv |
AT felipetocristina sobreosmecanismoslinguisticossubjacentesaogestoderasurar AT calileduardo sobreosmecanismoslinguisticossubjacentesaogestoderasurar |
_version_ |
1766683372916047872 |