Sobre os mecanismos linguísticos subjacentes ao gesto de rasurar

O objetivo deste trabalho e? investigar os movimentos subjacentes ao gesto de rasurar produzidos por duplas de alunos enquanto combinam e escrevem histo?rias inventadas em contexto escolar. Entretanto, focamos as rasuras que atestam a presenc?a do equi?voco enquanto constitutivo da li?ngua e do sent...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Felipeto, Cristina, Calil, Eduardo
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11400
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-11400
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-114002017-09-14T11:41:55Z Sobre os mecanismos linguísticos subjacentes ao gesto de rasurar Felipeto, Cristina Calil, Eduardo O objetivo deste trabalho e? investigar os movimentos subjacentes ao gesto de rasurar produzidos por duplas de alunos enquanto combinam e escrevem histo?rias inventadas em contexto escolar. Entretanto, focamos as rasuras que atestam a presenc?a do equi?voco enquanto constitutivo da li?ngua e do sentido que ai? se produz. O procedimento metodolo?gico atrave?s do qual os dados foram coletados consistiu em filmar uma dupla de estudantes desde o momento em que combinavam uma histo?ria inventada ate? o momento de escreve?-la e conclui?-la. Os registros nomeados por Lacan como Real, Simbo?lico e Imagina?rio revelaram-se essenciais no desenvolvimento do trabalho, uma vez que e? possi?vel atrave?s deles articular o inconsciente com o sujeito, com a li?ngua e com o discurso. O exemplo mostra que a rasura na?o e?, a despeito das intenc?o?es dos estudantes, instrumento de “correc?a?o”. Pretendemos mostrar que as rasuras feitas pelos estudantes apontam para um movimento que busca a semelhanc?a, atrave?s do reconhecimento sobre o que foi dito/escrito e o que deveria ter sido dito/escrito. Entretanto, a “escuta”, efeito deste reconhecimento, na?o caminha sempre nesta direc?a?o, uma vez que ha? rasuras que atestam o que aqui chamamos de “escuta equivocante”, pois, o aluno, ao procurar a semelhanc?a, a unidade, por vezes rasura o que estava correto, produzindo um equi?voco. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-02-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11400 Revista do GELNE; v. 9 n. 1/2 (2007); 147-160 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11400/8036 Copyright (c) 2017 Revista do GELNE
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Felipeto, Cristina
Calil, Eduardo
spellingShingle Felipeto, Cristina
Calil, Eduardo
Sobre os mecanismos linguísticos subjacentes ao gesto de rasurar
author_facet Felipeto, Cristina
Calil, Eduardo
author_sort Felipeto, Cristina
title Sobre os mecanismos linguísticos subjacentes ao gesto de rasurar
title_short Sobre os mecanismos linguísticos subjacentes ao gesto de rasurar
title_full Sobre os mecanismos linguísticos subjacentes ao gesto de rasurar
title_fullStr Sobre os mecanismos linguísticos subjacentes ao gesto de rasurar
title_full_unstemmed Sobre os mecanismos linguísticos subjacentes ao gesto de rasurar
title_sort sobre os mecanismos linguísticos subjacentes ao gesto de rasurar
description O objetivo deste trabalho e? investigar os movimentos subjacentes ao gesto de rasurar produzidos por duplas de alunos enquanto combinam e escrevem histo?rias inventadas em contexto escolar. Entretanto, focamos as rasuras que atestam a presenc?a do equi?voco enquanto constitutivo da li?ngua e do sentido que ai? se produz. O procedimento metodolo?gico atrave?s do qual os dados foram coletados consistiu em filmar uma dupla de estudantes desde o momento em que combinavam uma histo?ria inventada ate? o momento de escreve?-la e conclui?-la. Os registros nomeados por Lacan como Real, Simbo?lico e Imagina?rio revelaram-se essenciais no desenvolvimento do trabalho, uma vez que e? possi?vel atrave?s deles articular o inconsciente com o sujeito, com a li?ngua e com o discurso. O exemplo mostra que a rasura na?o e?, a despeito das intenc?o?es dos estudantes, instrumento de “correc?a?o”. Pretendemos mostrar que as rasuras feitas pelos estudantes apontam para um movimento que busca a semelhanc?a, atrave?s do reconhecimento sobre o que foi dito/escrito e o que deveria ter sido dito/escrito. Entretanto, a “escuta”, efeito deste reconhecimento, na?o caminha sempre nesta direc?a?o, uma vez que ha? rasuras que atestam o que aqui chamamos de “escuta equivocante”, pois, o aluno, ao procurar a semelhanc?a, a unidade, por vezes rasura o que estava correto, produzindo um equi?voco.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2017
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11400
work_keys_str_mv AT felipetocristina sobreosmecanismoslinguisticossubjacentesaogestoderasurar
AT calileduardo sobreosmecanismoslinguisticossubjacentesaogestoderasurar
_version_ 1766683372916047872