Sobre os mecanismos linguísticos subjacentes ao gesto de rasurar
O objetivo deste trabalho e? investigar os movimentos subjacentes ao gesto de rasurar produzidos por duplas de alunos enquanto combinam e escrevem histo?rias inventadas em contexto escolar. Entretanto, focamos as rasuras que atestam a presenc?a do equi?voco enquanto constitutivo da li?ngua e do sent...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11400 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | O objetivo deste trabalho e? investigar os movimentos subjacentes ao gesto de rasurar produzidos por duplas de alunos enquanto combinam e escrevem histo?rias inventadas em contexto escolar. Entretanto, focamos as rasuras que atestam a presenc?a do equi?voco enquanto constitutivo da li?ngua e do sentido que ai? se produz. O procedimento metodolo?gico atrave?s do qual os dados foram coletados consistiu em filmar uma dupla de estudantes desde o momento em que combinavam uma histo?ria inventada ate? o momento de escreve?-la e conclui?-la. Os registros nomeados por Lacan como Real, Simbo?lico e Imagina?rio revelaram-se essenciais no desenvolvimento do trabalho, uma vez que e? possi?vel atrave?s deles articular o inconsciente com o sujeito, com a li?ngua e com o discurso. O exemplo mostra que a rasura na?o e?, a despeito das intenc?o?es dos estudantes, instrumento de “correc?a?o”. Pretendemos mostrar que as rasuras feitas pelos estudantes apontam para um movimento que busca a semelhanc?a, atrave?s do reconhecimento sobre o que foi dito/escrito e o que deveria ter sido dito/escrito. Entretanto, a “escuta”, efeito deste reconhecimento, na?o caminha sempre nesta direc?a?o, uma vez que ha? rasuras que atestam o que aqui chamamos de “escuta equivocante”, pois, o aluno, ao procurar a semelhanc?a, a unidade, por vezes rasura o que estava correto, produzindo um equi?voco. |
---|