As políticas de emprego: uma abordagem comparativa das principais medidas de combate ao desemprego no Brasil e no mundo.

Estudo sobre o desemprego no Brasil e no mundo. Objetiva compreender as principais políticas de emprego que estão sendo formuladas e postas em prática para minorar os efeitos nefastos do desemprego. Foram realizadas pesquisas bibliográficas para traçar um breve quadro da situação atual. BARBIER(1997...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Tinôco, Dinah dos Santos
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/11315
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-11315
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-113152017-02-17T17:41:02Z As políticas de emprego: uma abordagem comparativa das principais medidas de combate ao desemprego no Brasil e no mundo. Tinôco, Dinah dos Santos Estudo sobre o desemprego no Brasil e no mundo. Objetiva compreender as principais políticas de emprego que estão sendo formuladas e postas em prática para minorar os efeitos nefastos do desemprego. Foram realizadas pesquisas bibliográficas para traçar um breve quadro da situação atual. BARBIER(1997) reuniu em nove categorias os principais tipos de políticas de emprego, a seguir especificadas, as quais servirão de base para a presente análise: medidas de redução da população ativa; indenização dos desempregados; medidas de diminuição do custo salarial global; ações de formação profissional; medidas de diminuição do tempo de trabalho; formas de discriminação positiva para certas categorias; medidas para organização do mercado de trabalho; criação de empregos temporários públicos ou associativos; e o incentivo à criação de empresas pelos desempregados ou jovens. Algumas políticas têm sido empreendidas no Brasil a partir de 1995, principalmente através do Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT. As políticas de emprego apontam para diferentes visões de sociedade: excludente, igualitária, solidária. No Brasil, segue-se o exemplo excludente americano. O trabalho, todavia, ainda constitui fator de identidade pessoal além de provedor de remuneração dos indivíduos, sobretudo num país sem tradição em investimentos sociais. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-02-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/11315 Revista Cronos; v. 2 n. 1 (2001): Transformações no mundo do trabalho; 57-65 1982-5560 1518-0689 por https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/11315/pdf Copyright (c) 2017 Revista Cronos
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Tinôco, Dinah dos Santos
spellingShingle Tinôco, Dinah dos Santos
As políticas de emprego: uma abordagem comparativa das principais medidas de combate ao desemprego no Brasil e no mundo.
author_facet Tinôco, Dinah dos Santos
author_sort Tinôco, Dinah dos Santos
title As políticas de emprego: uma abordagem comparativa das principais medidas de combate ao desemprego no Brasil e no mundo.
title_short As políticas de emprego: uma abordagem comparativa das principais medidas de combate ao desemprego no Brasil e no mundo.
title_full As políticas de emprego: uma abordagem comparativa das principais medidas de combate ao desemprego no Brasil e no mundo.
title_fullStr As políticas de emprego: uma abordagem comparativa das principais medidas de combate ao desemprego no Brasil e no mundo.
title_full_unstemmed As políticas de emprego: uma abordagem comparativa das principais medidas de combate ao desemprego no Brasil e no mundo.
title_sort as políticas de emprego: uma abordagem comparativa das principais medidas de combate ao desemprego no brasil e no mundo.
description Estudo sobre o desemprego no Brasil e no mundo. Objetiva compreender as principais políticas de emprego que estão sendo formuladas e postas em prática para minorar os efeitos nefastos do desemprego. Foram realizadas pesquisas bibliográficas para traçar um breve quadro da situação atual. BARBIER(1997) reuniu em nove categorias os principais tipos de políticas de emprego, a seguir especificadas, as quais servirão de base para a presente análise: medidas de redução da população ativa; indenização dos desempregados; medidas de diminuição do custo salarial global; ações de formação profissional; medidas de diminuição do tempo de trabalho; formas de discriminação positiva para certas categorias; medidas para organização do mercado de trabalho; criação de empregos temporários públicos ou associativos; e o incentivo à criação de empresas pelos desempregados ou jovens. Algumas políticas têm sido empreendidas no Brasil a partir de 1995, principalmente através do Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT. As políticas de emprego apontam para diferentes visões de sociedade: excludente, igualitária, solidária. No Brasil, segue-se o exemplo excludente americano. O trabalho, todavia, ainda constitui fator de identidade pessoal além de provedor de remuneração dos indivíduos, sobretudo num país sem tradição em investimentos sociais.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2017
url https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/11315
work_keys_str_mv AT tinocodinahdossantos aspoliticasdeempregoumaabordagemcomparativadasprincipaismedidasdecombateaodesempregonobrasilenomundo
_version_ 1766682265151078400