Escola para as camadas populares: um slogan sedutor ou uma proposta perigosa?
A ação que se processa na Escola é um projeto pedagógico adequado às necessidades e interesses da sociedade capitalista. Ao atender aos interesses da burguesia, a escola se torna praticamente inacessível ao proletariado e aos seus descendentes. Certos fenômenos manifestos a nível do Sistema Escolar...
Na minha lista:
Principais autores: | , , , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/11313 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-11313 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-113132019-06-27T17:05:51Z Escola para as camadas populares: um slogan sedutor ou uma proposta perigosa? Ferreira, Maria Salonilde Barros, Eva Cristini Arruda Câmara Neto, Eulália Raquel G. C. Oliveira, Francisca Paula de Macêdo, Roseli Elias de A ação que se processa na Escola é um projeto pedagógico adequado às necessidades e interesses da sociedade capitalista. Ao atender aos interesses da burguesia, a escola se torna praticamente inacessível ao proletariado e aos seus descendentes. Certos fenômenos manifestos a nível do Sistema Escolar - o sucesso, o fracasso escolar, a repetência, a evasão - vêm possibilitando a identificação da função da escola, particularmente a escola elementar, em sua relação com a forma como se estrutura a sociedade. Os estudos da ação pedagógica, que se processam nos limites da instituição escolar, têm permitido detectar o caráter de classe da ação educativa. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 1992-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/11313 Revista Educação em Questão; v. 4 n. 1/2 (1992): jan./dez. 1992; 197-204 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/11313/7979 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Ferreira, Maria Salonilde Barros, Eva Cristini Arruda Câmara Neto, Eulália Raquel G. C. Oliveira, Francisca Paula de Macêdo, Roseli Elias de |
spellingShingle |
Ferreira, Maria Salonilde Barros, Eva Cristini Arruda Câmara Neto, Eulália Raquel G. C. Oliveira, Francisca Paula de Macêdo, Roseli Elias de Escola para as camadas populares: um slogan sedutor ou uma proposta perigosa? |
author_facet |
Ferreira, Maria Salonilde Barros, Eva Cristini Arruda Câmara Neto, Eulália Raquel G. C. Oliveira, Francisca Paula de Macêdo, Roseli Elias de |
author_sort |
Ferreira, Maria Salonilde |
title |
Escola para as camadas populares: um slogan sedutor ou uma proposta perigosa? |
title_short |
Escola para as camadas populares: um slogan sedutor ou uma proposta perigosa? |
title_full |
Escola para as camadas populares: um slogan sedutor ou uma proposta perigosa? |
title_fullStr |
Escola para as camadas populares: um slogan sedutor ou uma proposta perigosa? |
title_full_unstemmed |
Escola para as camadas populares: um slogan sedutor ou uma proposta perigosa? |
title_sort |
escola para as camadas populares: um slogan sedutor ou uma proposta perigosa? |
description |
A ação que se processa na Escola é um projeto pedagógico adequado às necessidades e interesses da sociedade capitalista. Ao atender aos interesses da burguesia, a escola se torna praticamente inacessível ao proletariado e aos seus descendentes. Certos fenômenos manifestos a nível do Sistema Escolar - o sucesso, o fracasso escolar, a repetência, a evasão - vêm possibilitando a identificação da função da escola, particularmente a escola elementar, em sua relação com a forma como se estrutura a sociedade. Os estudos da ação pedagógica, que se processam nos limites da instituição escolar, têm permitido detectar o caráter de classe da ação educativa. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
1992 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/11313 |
work_keys_str_mv |
AT ferreiramariasalonilde escolaparaascamadaspopularesumslogansedutorouumapropostaperigosa AT barrosevacristiniarrudacamara escolaparaascamadaspopularesumslogansedutorouumapropostaperigosa AT netoeulaliaraquelgc escolaparaascamadaspopularesumslogansedutorouumapropostaperigosa AT oliveirafranciscapaulade escolaparaascamadaspopularesumslogansedutorouumapropostaperigosa AT macedoroselieliasde escolaparaascamadaspopularesumslogansedutorouumapropostaperigosa |
_version_ |
1766682719663685632 |