A profissionalização do ensino: notas preliminares

Para estudar a relação educação/trabalho, partimos de um ponto fundamental: compreender o educacional para além de suas especificidades, numa articulação com o contexto político-econômico mais amplo da sociedade, no caso, a brasileira. Nessa perspectiva, coloca-se-nos como essencial apontar alguns e...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Oliveira, Regina Lúcia Freire de
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/11305
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spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-113052019-06-27T17:05:52Z A profissionalização do ensino: notas preliminares Oliveira, Regina Lúcia Freire de Para estudar a relação educação/trabalho, partimos de um ponto fundamental: compreender o educacional para além de suas especificidades, numa articulação com o contexto político-econômico mais amplo da sociedade, no caso, a brasileira. Nessa perspectiva, coloca-se-nos como essencial apontar alguns elementos que possam configurar as circunstâncias históricas do surgimento da profissionalização nos termos da Lei no 5692/71, ou seja, entender as particularidades da sociedade brasileira no período da promulgação desta Lei, o que implica reportarmo-nos aos antecedentes que lhe deram origem. Tem-nos revelado a história que o Brasil, inserindo-se no movimento mesmo do capital, vem se alternando entre períodos de crise (como a de 1962/67) e de expansão (1969/73). É exatamente nesse espaço de tempo que se dá o movimento político-militar de 64, cuja principal conseqüência se expressa em consolidar a internacionalização do mercado interno. Nesse contexto, é acelerada a industrialização, havendo uma tendência acentuada à criação de serviços devido à necessidade de obras de infra-estrutura, crescimento do setor terciário e instalação de multinacionais. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 1992-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/11305 Revista Educação em Questão; v. 4 n. 1/2 (1992): jan./dez. 1992; 83-97 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/11305/7971
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