O cotidiano do aluno trabalhador: uma "nova" abordagem para o ensino da língua portuguesa no curso supletivo

Os procedimentos metodológicos adotados pelos pesquisadores nos trabalhos de caracterização da clientela educacional, em sua maioria, não ultrapassam o uso do dado como fenômeno desligado das determinações contextuais que geram a condição de vida e as experiências dos pesquisados. A utilização de ta...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Luzimar de Sousa e, Almeida, Maria Doninha de, Almeida, Maria Júlia de Paiva
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/11302
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-11302
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-113022019-06-27T17:05:52Z O cotidiano do aluno trabalhador: uma "nova" abordagem para o ensino da língua portuguesa no curso supletivo Silva, Luzimar de Sousa e Almeida, Maria Doninha de Almeida, Maria Júlia de Paiva Os procedimentos metodológicos adotados pelos pesquisadores nos trabalhos de caracterização da clientela educacional, em sua maioria, não ultrapassam o uso do dado como fenômeno desligado das determinações contextuais que geram a condição de vida e as experiências dos pesquisados. A utilização de tais resultados torna-se limitada, dependendo, ainda, de uma sistematização posterior. Trabalhos de caracterização que têm como objetivo subsidiar o processo propriamente pedagógico devem culminar com um resultado que propicie a sua utilização imediata por parte de professores e alunos, e, em se tratando de aluno do supletivo, a preocupação primeira deve ser a valorização das experiências adquiridas no contexto do seu cotidiano. isto porque o mínimo que a escola deve fazer é criar condições para que nela o aluno adulto encontre explicações científicas sobre o conteúdo que configura o seu cotidiano. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 1992-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/11302 Revista Educação em Questão; v. 4 n. 1/2 (1992): jan./dez. 1992; 31-48 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/11302/7968
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Silva, Luzimar de Sousa e
Almeida, Maria Doninha de
Almeida, Maria Júlia de Paiva
spellingShingle Silva, Luzimar de Sousa e
Almeida, Maria Doninha de
Almeida, Maria Júlia de Paiva
O cotidiano do aluno trabalhador: uma "nova" abordagem para o ensino da língua portuguesa no curso supletivo
author_facet Silva, Luzimar de Sousa e
Almeida, Maria Doninha de
Almeida, Maria Júlia de Paiva
author_sort Silva, Luzimar de Sousa e
title O cotidiano do aluno trabalhador: uma "nova" abordagem para o ensino da língua portuguesa no curso supletivo
title_short O cotidiano do aluno trabalhador: uma "nova" abordagem para o ensino da língua portuguesa no curso supletivo
title_full O cotidiano do aluno trabalhador: uma "nova" abordagem para o ensino da língua portuguesa no curso supletivo
title_fullStr O cotidiano do aluno trabalhador: uma "nova" abordagem para o ensino da língua portuguesa no curso supletivo
title_full_unstemmed O cotidiano do aluno trabalhador: uma "nova" abordagem para o ensino da língua portuguesa no curso supletivo
title_sort o cotidiano do aluno trabalhador: uma "nova" abordagem para o ensino da língua portuguesa no curso supletivo
description Os procedimentos metodológicos adotados pelos pesquisadores nos trabalhos de caracterização da clientela educacional, em sua maioria, não ultrapassam o uso do dado como fenômeno desligado das determinações contextuais que geram a condição de vida e as experiências dos pesquisados. A utilização de tais resultados torna-se limitada, dependendo, ainda, de uma sistematização posterior. Trabalhos de caracterização que têm como objetivo subsidiar o processo propriamente pedagógico devem culminar com um resultado que propicie a sua utilização imediata por parte de professores e alunos, e, em se tratando de aluno do supletivo, a preocupação primeira deve ser a valorização das experiências adquiridas no contexto do seu cotidiano. isto porque o mínimo que a escola deve fazer é criar condições para que nela o aluno adulto encontre explicações científicas sobre o conteúdo que configura o seu cotidiano.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 1992
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/11302
work_keys_str_mv AT silvaluzimardesousae ocotidianodoalunotrabalhadorumanovaabordagemparaoensinodalinguaportuguesanocursosupletivo
AT almeidamariadoninhade ocotidianodoalunotrabalhadorumanovaabordagemparaoensinodalinguaportuguesanocursosupletivo
AT almeidamariajuliadepaiva ocotidianodoalunotrabalhadorumanovaabordagemparaoensinodalinguaportuguesanocursosupletivo
_version_ 1766682717546610688