O cotidiano do aluno trabalhador: uma "nova" abordagem para o ensino da língua portuguesa no curso supletivo
Os procedimentos metodológicos adotados pelos pesquisadores nos trabalhos de caracterização da clientela educacional, em sua maioria, não ultrapassam o uso do dado como fenômeno desligado das determinações contextuais que geram a condição de vida e as experiências dos pesquisados. A utilização de ta...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/11302 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-11302 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-113022019-06-27T17:05:52Z O cotidiano do aluno trabalhador: uma "nova" abordagem para o ensino da língua portuguesa no curso supletivo Silva, Luzimar de Sousa e Almeida, Maria Doninha de Almeida, Maria Júlia de Paiva Os procedimentos metodológicos adotados pelos pesquisadores nos trabalhos de caracterização da clientela educacional, em sua maioria, não ultrapassam o uso do dado como fenômeno desligado das determinações contextuais que geram a condição de vida e as experiências dos pesquisados. A utilização de tais resultados torna-se limitada, dependendo, ainda, de uma sistematização posterior. Trabalhos de caracterização que têm como objetivo subsidiar o processo propriamente pedagógico devem culminar com um resultado que propicie a sua utilização imediata por parte de professores e alunos, e, em se tratando de aluno do supletivo, a preocupação primeira deve ser a valorização das experiências adquiridas no contexto do seu cotidiano. isto porque o mínimo que a escola deve fazer é criar condições para que nela o aluno adulto encontre explicações científicas sobre o conteúdo que configura o seu cotidiano. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 1992-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/11302 Revista Educação em Questão; v. 4 n. 1/2 (1992): jan./dez. 1992; 31-48 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/11302/7968 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Silva, Luzimar de Sousa e Almeida, Maria Doninha de Almeida, Maria Júlia de Paiva |
spellingShingle |
Silva, Luzimar de Sousa e Almeida, Maria Doninha de Almeida, Maria Júlia de Paiva O cotidiano do aluno trabalhador: uma "nova" abordagem para o ensino da língua portuguesa no curso supletivo |
author_facet |
Silva, Luzimar de Sousa e Almeida, Maria Doninha de Almeida, Maria Júlia de Paiva |
author_sort |
Silva, Luzimar de Sousa e |
title |
O cotidiano do aluno trabalhador: uma "nova" abordagem para o ensino da língua portuguesa no curso supletivo |
title_short |
O cotidiano do aluno trabalhador: uma "nova" abordagem para o ensino da língua portuguesa no curso supletivo |
title_full |
O cotidiano do aluno trabalhador: uma "nova" abordagem para o ensino da língua portuguesa no curso supletivo |
title_fullStr |
O cotidiano do aluno trabalhador: uma "nova" abordagem para o ensino da língua portuguesa no curso supletivo |
title_full_unstemmed |
O cotidiano do aluno trabalhador: uma "nova" abordagem para o ensino da língua portuguesa no curso supletivo |
title_sort |
o cotidiano do aluno trabalhador: uma "nova" abordagem para o ensino da língua portuguesa no curso supletivo |
description |
Os procedimentos metodológicos adotados pelos pesquisadores nos trabalhos de caracterização da clientela educacional, em sua maioria, não ultrapassam o uso do dado como fenômeno desligado das determinações contextuais que geram a condição de vida e as experiências dos pesquisados. A utilização de tais resultados torna-se limitada, dependendo, ainda, de uma sistematização posterior. Trabalhos de caracterização que têm como objetivo subsidiar o processo propriamente pedagógico devem culminar com um resultado que propicie a sua utilização imediata por parte de professores e alunos, e, em se tratando de aluno do supletivo, a preocupação primeira deve ser a valorização das experiências adquiridas no contexto do seu cotidiano. isto porque o mínimo que a escola deve fazer é criar condições para que nela o aluno adulto encontre explicações científicas sobre o conteúdo que configura o seu cotidiano. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
1992 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/11302 |
work_keys_str_mv |
AT silvaluzimardesousae ocotidianodoalunotrabalhadorumanovaabordagemparaoensinodalinguaportuguesanocursosupletivo AT almeidamariadoninhade ocotidianodoalunotrabalhadorumanovaabordagemparaoensinodalinguaportuguesanocursosupletivo AT almeidamariajuliadepaiva ocotidianodoalunotrabalhadorumanovaabordagemparaoensinodalinguaportuguesanocursosupletivo |
_version_ |
1766682717546610688 |