A que se destina a psicologia da educação?

A trajetória da Psicologia é marcada por questionamentos a seu estatuto epistemológico e às práticas que seus modelos teóricos propõem. Em especial, a participação da Psicologia Educacional, em sua forma atual, na formação de professores, convida a uma reflexão sobre os objetivos a que essa discipli...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Bacha, Márcia S. C. Neder
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/11301
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-11301
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-113012019-06-27T17:05:52Z A que se destina a psicologia da educação? Bacha, Márcia S. C. Neder A trajetória da Psicologia é marcada por questionamentos a seu estatuto epistemológico e às práticas que seus modelos teóricos propõem. Em especial, a participação da Psicologia Educacional, em sua forma atual, na formação de professores, convida a uma reflexão sobre os objetivos a que essa disciplina se propõe, bem como sobre os conteúdos que veicula, explicitando os postulados sobre os quais se assenta e chamando a atenção para as questões que levanta. A proposição de uma Psicologia da Educação é polêmica e parece impossível escamotear esse fato, passando ao largo de cri-ticas radicais que têm sido suscitadas por essa aplicação da psicologia. O que fazemos quando "entramos" na escola pelas mãos da Psicologia? O que fazemos quando abordamos a Educação através do referencial oferecido pela Psicologia Educacional? O percurso que aqui se propõe articula-se, precisamente, com tais preocupações e busca apontar vias de acesso a seu esclarecimento. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 1992-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/11301 Revista Educação em Questão; v. 4 n. 1/2 (1992): jan./dez. 1992; 11-30 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/11301/7967
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Bacha, Márcia S. C. Neder
spellingShingle Bacha, Márcia S. C. Neder
A que se destina a psicologia da educação?
author_facet Bacha, Márcia S. C. Neder
author_sort Bacha, Márcia S. C. Neder
title A que se destina a psicologia da educação?
title_short A que se destina a psicologia da educação?
title_full A que se destina a psicologia da educação?
title_fullStr A que se destina a psicologia da educação?
title_full_unstemmed A que se destina a psicologia da educação?
title_sort que se destina a psicologia da educação?
description A trajetória da Psicologia é marcada por questionamentos a seu estatuto epistemológico e às práticas que seus modelos teóricos propõem. Em especial, a participação da Psicologia Educacional, em sua forma atual, na formação de professores, convida a uma reflexão sobre os objetivos a que essa disciplina se propõe, bem como sobre os conteúdos que veicula, explicitando os postulados sobre os quais se assenta e chamando a atenção para as questões que levanta. A proposição de uma Psicologia da Educação é polêmica e parece impossível escamotear esse fato, passando ao largo de cri-ticas radicais que têm sido suscitadas por essa aplicação da psicologia. O que fazemos quando "entramos" na escola pelas mãos da Psicologia? O que fazemos quando abordamos a Educação através do referencial oferecido pela Psicologia Educacional? O percurso que aqui se propõe articula-se, precisamente, com tais preocupações e busca apontar vias de acesso a seu esclarecimento.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 1992
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/11301
work_keys_str_mv AT bachamarciascneder aquesedestinaapsicologiadaeducacao
AT bachamarciascneder quesedestinaapsicologiadaeducacao
_version_ 1766682717366255616