A que se destina a psicologia da educação?
A trajetória da Psicologia é marcada por questionamentos a seu estatuto epistemológico e às práticas que seus modelos teóricos propõem. Em especial, a participação da Psicologia Educacional, em sua forma atual, na formação de professores, convida a uma reflexão sobre os objetivos a que essa discipli...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/11301 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-11301 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-113012019-06-27T17:05:52Z A que se destina a psicologia da educação? Bacha, Márcia S. C. Neder A trajetória da Psicologia é marcada por questionamentos a seu estatuto epistemológico e às práticas que seus modelos teóricos propõem. Em especial, a participação da Psicologia Educacional, em sua forma atual, na formação de professores, convida a uma reflexão sobre os objetivos a que essa disciplina se propõe, bem como sobre os conteúdos que veicula, explicitando os postulados sobre os quais se assenta e chamando a atenção para as questões que levanta. A proposição de uma Psicologia da Educação é polêmica e parece impossível escamotear esse fato, passando ao largo de cri-ticas radicais que têm sido suscitadas por essa aplicação da psicologia. O que fazemos quando "entramos" na escola pelas mãos da Psicologia? O que fazemos quando abordamos a Educação através do referencial oferecido pela Psicologia Educacional? O percurso que aqui se propõe articula-se, precisamente, com tais preocupações e busca apontar vias de acesso a seu esclarecimento. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 1992-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/11301 Revista Educação em Questão; v. 4 n. 1/2 (1992): jan./dez. 1992; 11-30 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/11301/7967 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Bacha, Márcia S. C. Neder |
spellingShingle |
Bacha, Márcia S. C. Neder A que se destina a psicologia da educação? |
author_facet |
Bacha, Márcia S. C. Neder |
author_sort |
Bacha, Márcia S. C. Neder |
title |
A que se destina a psicologia da educação? |
title_short |
A que se destina a psicologia da educação? |
title_full |
A que se destina a psicologia da educação? |
title_fullStr |
A que se destina a psicologia da educação? |
title_full_unstemmed |
A que se destina a psicologia da educação? |
title_sort |
que se destina a psicologia da educação? |
description |
A trajetória da Psicologia é marcada por questionamentos a seu estatuto epistemológico e às práticas que seus modelos teóricos propõem. Em especial, a participação da Psicologia Educacional, em sua forma atual, na formação de professores, convida a uma reflexão sobre os objetivos a que essa disciplina se propõe, bem como sobre os conteúdos que veicula, explicitando os postulados sobre os quais se assenta e chamando a atenção para as questões que levanta. A proposição de uma Psicologia da Educação é polêmica e parece impossível escamotear esse fato, passando ao largo de cri-ticas radicais que têm sido suscitadas por essa aplicação da psicologia. O que fazemos quando "entramos" na escola pelas mãos da Psicologia? O que fazemos quando abordamos a Educação através do referencial oferecido pela Psicologia Educacional? O percurso que aqui se propõe articula-se, precisamente, com tais preocupações e busca apontar vias de acesso a seu esclarecimento. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
1992 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/11301 |
work_keys_str_mv |
AT bachamarciascneder aquesedestinaapsicologiadaeducacao AT bachamarciascneder quesedestinaapsicologiadaeducacao |
_version_ |
1766682717366255616 |