A que se destina a psicologia da educação?

A trajetória da Psicologia é marcada por questionamentos a seu estatuto epistemológico e às práticas que seus modelos teóricos propõem. Em especial, a participação da Psicologia Educacional, em sua forma atual, na formação de professores, convida a uma reflexão sobre os objetivos a que essa discipli...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Bacha, Márcia S. C. Neder
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/11301
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Descrição
Resumo:A trajetória da Psicologia é marcada por questionamentos a seu estatuto epistemológico e às práticas que seus modelos teóricos propõem. Em especial, a participação da Psicologia Educacional, em sua forma atual, na formação de professores, convida a uma reflexão sobre os objetivos a que essa disciplina se propõe, bem como sobre os conteúdos que veicula, explicitando os postulados sobre os quais se assenta e chamando a atenção para as questões que levanta. A proposição de uma Psicologia da Educação é polêmica e parece impossível escamotear esse fato, passando ao largo de cri-ticas radicais que têm sido suscitadas por essa aplicação da psicologia. O que fazemos quando "entramos" na escola pelas mãos da Psicologia? O que fazemos quando abordamos a Educação através do referencial oferecido pela Psicologia Educacional? O percurso que aqui se propõe articula-se, precisamente, com tais preocupações e busca apontar vias de acesso a seu esclarecimento.