A canção “vozes da seca” de Luiz Gonzaga: vozes de protesto sob uma perspectiva da análise do discurso
RESUMO: O trabalho propõe estudar a canção Vozes da Seca dos autores nordestinos, Luiz Gonzaga e Zedantas, tendo como pressupostos teóricos norteadores a Análise de Discurso (AD) de linha francesa. Para tanto, faz um breve percurso sobre alguns conceitos básicos dessa disciplina, bem como sobre a ca...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-112792021-10-07T12:31:19Z A canção “vozes da seca” de Luiz Gonzaga: vozes de protesto sob uma perspectiva da análise do discurso de Sousa, Sandro Luis RESUMO: O trabalho propõe estudar a canção Vozes da Seca dos autores nordestinos, Luiz Gonzaga e Zedantas, tendo como pressupostos teóricos norteadores a Análise de Discurso (AD) de linha francesa. Para tanto, faz um breve percurso sobre alguns conceitos básicos dessa disciplina, bem como sobre a caracterização do sujeito-intérprete da referida canção e das condições de produção do ambiente sócio-histórico onde a mesma foi concebida. Pretende-se demonstrar que a materialidade linguística objeto de estudo apresenta, de forma incomum, características de contraponto ao disseminado estereótipo de sujeito nordestino pobre, pedinte de esmola, ignorante, conformado, alienado político e eterno dependente dos favores dos povos “do sul”. Neste artigo, a análise não tem como propósito metodológico precípuo a organização linguística do texto, mas compreender como este é tecido, criando nós, laços e relações entre a língua e aspectos sócio-históricos que imprimem ao discurso características próprias de dizeres expressos e implícitos na canção ora analisada.Palavras-chave: Análise do Discurso. Luiz Gonzaga. Aspectos sócio-históricos. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-05-17 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11279 Revista do GELNE; v. 19 n. 1 (2017); 79-88 2236-0883 10.21680/1517-7874.2017v19n1 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11279/8400 Copyright (c) 2017 Revista do GELNE |
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RESUMO: O trabalho propõe estudar a canção Vozes da Seca dos autores nordestinos, Luiz Gonzaga e Zedantas, tendo como pressupostos teóricos norteadores a Análise de Discurso (AD) de linha francesa. Para tanto, faz um breve percurso sobre alguns conceitos básicos dessa disciplina, bem como sobre a caracterização do sujeito-intérprete da referida canção e das condições de produção do ambiente sócio-histórico onde a mesma foi concebida. Pretende-se demonstrar que a materialidade linguística objeto de estudo apresenta, de forma incomum, características de contraponto ao disseminado estereótipo de sujeito nordestino pobre, pedinte de esmola, ignorante, conformado, alienado político e eterno dependente dos favores dos povos “do sul”. Neste artigo, a análise não tem como propósito metodológico precípuo a organização linguística do texto, mas compreender como este é tecido, criando nós, laços e relações entre a língua e aspectos sócio-históricos que imprimem ao discurso características próprias de dizeres expressos e implícitos na canção ora analisada.Palavras-chave: Análise do Discurso. Luiz Gonzaga. Aspectos sócio-históricos. |
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