Linguagem, ambiente e cognição: a caminho de uma perspectiva ecológica de categorização

Este artigo se propõe a apresentar, de modo breve, as características epistemológicas de dois conceitos fundamentais que constituem o arcabouço teórico da Linguística Cognitiva, a saber: cognição, situando-o desde a perspectiva clássica, especificamente no paradigma gerativista de Chomsky, até o mod...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Medeiros, Ilana Souto, Santos, Ricardo Yamashita
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11274
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spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-112742021-10-07T12:33:21Z Linguagem, ambiente e cognição: a caminho de uma perspectiva ecológica de categorização Medeiros, Ilana Souto Santos, Ricardo Yamashita Linguagem cognição categorização ambiente. LINGUAGEM AMBIENTE E COGNIÇÃO A CAMINHO DE UMA PERSPECTIVA ECOLÓGICA DE CATEGORIZAÇÃO Este artigo se propõe a apresentar, de modo breve, as características epistemológicas de dois conceitos fundamentais que constituem o arcabouço teórico da Linguística Cognitiva, a saber: cognição, situando-o desde a perspectiva clássica, especificamente no paradigma gerativista de Chomsky, até o modelo ecológico, considerado extensão da perspectiva corporificada, fundamentada por Lakoff e Johnson (1980); e categorização, abordando-o desde as discussões incitadas por Aristóteles, perpassando pelas propostas de Wittgenstein (1953), Eleanor Rosch (1975) e Lakoff (1987) para, então, sugerir, a partir de uma visão geral da noção de frames trazida por Lakoff (2004) e Duque (2015), ideias que possam nos levar a pensar em um paradigma ecológico de categorização. Espera-se, ao final, incitar discussões teóricas acerca dessa possível proposta. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-08-14 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11274 Revista do GELNE; v. 19 n. 2 (2017); 183-192 2236-0883 10.21680/1517-7874.2017v19n2 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11274/8715 Copyright (c) 2017 Revista do GELNE
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