O papel dos gêneros discursivos escritos na aquisição do português por falantes surdos: algumas implicações

Este texto traz uma discussão em torno da educação surda, mais especificamente a questão do português escrito como segunda língua para os surdos falantes de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Nossos objetivos se materializam da seguinte forma: discutir o relevante papel dos gêneros discursivos em...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Irineu, Lucineudo Machado, Costa, Walison Paulino Araújo
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11269
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-11269
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-112692021-10-07T12:34:07Z O papel dos gêneros discursivos escritos na aquisição do português por falantes surdos: algumas implicações Irineu, Lucineudo Machado Costa, Walison Paulino Araújo Educação surda. Português escrito. Gêneros dicursivos. Segunda língua Gêneros discursivos e LIBRAS Este texto traz uma discussão em torno da educação surda, mais especificamente a questão do português escrito como segunda língua para os surdos falantes de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Nossos objetivos se materializam da seguinte forma: discutir o relevante papel dos gêneros discursivos em geral, em meio à aquisição da segunda língua, sobretudo quando consideramos o fato de que vivemos em um mundo plural de semioses e letramentos, e discutir como os gêneros digitais, em questões mais ligadas à função do que à forma, podem ajudar o falante surdo a aprender a língua portuguesa, possibilitando-lhe ser inserido em um universo letrado como usuário proficiente e interativo. Em termos metodológicos, procedemos à discussão através de uma análise qualitativa, articulando conceitos, noções e categorias trazidas pela incursão na literatura especializada, com base em: Cavalcanti & Silva (2007), Gesser (2009), Salles et al (2004), Grannier (2007), McCleary (2009), entre outros autores. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-05-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11269 Revista do GELNE; v. 19 n. 2 (2017); 03-17 2236-0883 10.21680/1517-7874.2017v19n2 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11269/8412 https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11269/10464 Copyright (c) 2017 Revista do GELNE
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Irineu, Lucineudo Machado
Costa, Walison Paulino Araújo
spellingShingle Irineu, Lucineudo Machado
Costa, Walison Paulino Araújo
O papel dos gêneros discursivos escritos na aquisição do português por falantes surdos: algumas implicações
author_facet Irineu, Lucineudo Machado
Costa, Walison Paulino Araújo
author_sort Irineu, Lucineudo Machado
title O papel dos gêneros discursivos escritos na aquisição do português por falantes surdos: algumas implicações
title_short O papel dos gêneros discursivos escritos na aquisição do português por falantes surdos: algumas implicações
title_full O papel dos gêneros discursivos escritos na aquisição do português por falantes surdos: algumas implicações
title_fullStr O papel dos gêneros discursivos escritos na aquisição do português por falantes surdos: algumas implicações
title_full_unstemmed O papel dos gêneros discursivos escritos na aquisição do português por falantes surdos: algumas implicações
title_sort o papel dos gêneros discursivos escritos na aquisição do português por falantes surdos: algumas implicações
description Este texto traz uma discussão em torno da educação surda, mais especificamente a questão do português escrito como segunda língua para os surdos falantes de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Nossos objetivos se materializam da seguinte forma: discutir o relevante papel dos gêneros discursivos em geral, em meio à aquisição da segunda língua, sobretudo quando consideramos o fato de que vivemos em um mundo plural de semioses e letramentos, e discutir como os gêneros digitais, em questões mais ligadas à função do que à forma, podem ajudar o falante surdo a aprender a língua portuguesa, possibilitando-lhe ser inserido em um universo letrado como usuário proficiente e interativo. Em termos metodológicos, procedemos à discussão através de uma análise qualitativa, articulando conceitos, noções e categorias trazidas pela incursão na literatura especializada, com base em: Cavalcanti & Silva (2007), Gesser (2009), Salles et al (2004), Grannier (2007), McCleary (2009), entre outros autores.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2017
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11269
work_keys_str_mv AT irineulucineudomachado opapeldosgenerosdiscursivosescritosnaaquisicaodoportuguesporfalantessurdosalgumasimplicacoes
AT costawalisonpaulinoaraujo opapeldosgenerosdiscursivosescritosnaaquisicaodoportuguesporfalantessurdosalgumasimplicacoes
_version_ 1766683369790242816