O papel dos gêneros discursivos escritos na aquisição do português por falantes surdos: algumas implicações
Este texto traz uma discussão em torno da educação surda, mais especificamente a questão do português escrito como segunda língua para os surdos falantes de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Nossos objetivos se materializam da seguinte forma: discutir o relevante papel dos gêneros discursivos em...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-112692021-10-07T12:34:07Z O papel dos gêneros discursivos escritos na aquisição do português por falantes surdos: algumas implicações Irineu, Lucineudo Machado Costa, Walison Paulino Araújo Educação surda. Português escrito. Gêneros dicursivos. Segunda língua Gêneros discursivos e LIBRAS Este texto traz uma discussão em torno da educação surda, mais especificamente a questão do português escrito como segunda língua para os surdos falantes de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Nossos objetivos se materializam da seguinte forma: discutir o relevante papel dos gêneros discursivos em geral, em meio à aquisição da segunda língua, sobretudo quando consideramos o fato de que vivemos em um mundo plural de semioses e letramentos, e discutir como os gêneros digitais, em questões mais ligadas à função do que à forma, podem ajudar o falante surdo a aprender a língua portuguesa, possibilitando-lhe ser inserido em um universo letrado como usuário proficiente e interativo. Em termos metodológicos, procedemos à discussão através de uma análise qualitativa, articulando conceitos, noções e categorias trazidas pela incursão na literatura especializada, com base em: Cavalcanti & Silva (2007), Gesser (2009), Salles et al (2004), Grannier (2007), McCleary (2009), entre outros autores. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-05-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11269 Revista do GELNE; v. 19 n. 2 (2017); 03-17 2236-0883 10.21680/1517-7874.2017v19n2 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11269/8412 https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11269/10464 Copyright (c) 2017 Revista do GELNE |
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