O papel dos gêneros discursivos escritos na aquisição do português por falantes surdos: algumas implicações

Este texto traz uma discussão em torno da educação surda, mais especificamente a questão do português escrito como segunda língua para os surdos falantes de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Nossos objetivos se materializam da seguinte forma: discutir o relevante papel dos gêneros discursivos em...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Irineu, Lucineudo Machado, Costa, Walison Paulino Araújo
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11269
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Descrição
Resumo:Este texto traz uma discussão em torno da educação surda, mais especificamente a questão do português escrito como segunda língua para os surdos falantes de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Nossos objetivos se materializam da seguinte forma: discutir o relevante papel dos gêneros discursivos em geral, em meio à aquisição da segunda língua, sobretudo quando consideramos o fato de que vivemos em um mundo plural de semioses e letramentos, e discutir como os gêneros digitais, em questões mais ligadas à função do que à forma, podem ajudar o falante surdo a aprender a língua portuguesa, possibilitando-lhe ser inserido em um universo letrado como usuário proficiente e interativo. Em termos metodológicos, procedemos à discussão através de uma análise qualitativa, articulando conceitos, noções e categorias trazidas pela incursão na literatura especializada, com base em: Cavalcanti & Silva (2007), Gesser (2009), Salles et al (2004), Grannier (2007), McCleary (2009), entre outros autores.