Catálogo de produtos: um gênero multimodal ainda inexplorado

É possível destacar o Catálogo de produtos como um gênero multimodal presente e influente em todas as esferas da sociedade, mas que ainda é pouco explorado pelos estudos linguísticos, em termos de descrição ou de estratégias de leitura. Este artigo tem o objetivo de descrever  estratégias textuais q...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Rodrigues, Renalle Ramos
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11267
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Descrição
Resumo:É possível destacar o Catálogo de produtos como um gênero multimodal presente e influente em todas as esferas da sociedade, mas que ainda é pouco explorado pelos estudos linguísticos, em termos de descrição ou de estratégias de leitura. Este artigo tem o objetivo de descrever  estratégias textuais que viabilizem a leitura deste gênero. Através de uma metodologia descritivo-analítica de caráter qualitativo foi selecionada a seção de cosméticos do catálogo Avon para descrever estratégias de leitura de textos multimodais baseadas nas funções apresentadas por Kress e Van Leeuwen (1996). Os resultados apontam para a necessidade de ampliação de estudos acerca da leitura e compreensão dos textos multimodais que nos rodeiam, ler com a criticidade necessária.