Problematizações sobre pesquisa e ensino de teoria literária no Brasil
O objetivo deste texto é refletir sobre sobre problemas do estudode teoria literáriado estudo do fenômeno literário por parte dosdiscentes do curso de Letras no Brasil, apotando a leitura de literaturacomo caminho mais eficiente para a compreensão teórica. Para tanto,inicialmente,apresentaremos um q...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11210 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-11210 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-112102021-10-07T12:17:42Z Problematizações sobre pesquisa e ensino de teoria literária no Brasil de Almeida, Sherry Morgana Justino fenômeno literário teoria literária crítica literária ensino de literatura. O objetivo deste texto é refletir sobre sobre problemas do estudode teoria literáriado estudo do fenômeno literário por parte dosdiscentes do curso de Letras no Brasil, apotando a leitura de literaturacomo caminho mais eficiente para a compreensão teórica. Para tanto,inicialmente,apresentaremos um questionamento acercados caminhos daTeoria Literária na contemporaneidade, bem como sobre a necessidadede teóricos e de leitores na construção do discurso sobre literatura. Apartir do pensamento dos escritores-críticos Michael Foucault, T. S.Eliot, Roland Barthes, Octavio Paz e Leyla Perrone-Moíses, este artigoaponta para a necessidade de que o estudante de Letras, assim como ocrítico literário, seja um grande leitor de literaturae e, não somente umdivulgador de teorias. Por fim, o artigo propõe que a própria literatura,enquanto lugar de fronteiras entre as várias áreas do saber, seja norteadorada criação e do estudo dos discursos teóricos profícuos ao entendimentodo fenômeno literário. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-01-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11210 Revista do GELNE; v. 18 n. 2 (2016); 168-183 2236-0883 10.21680/1517-7874.2016v18n2 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11210/7945 Copyright (c) 2017 Revista do GELNE |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
de Almeida, Sherry Morgana Justino |
spellingShingle |
de Almeida, Sherry Morgana Justino Problematizações sobre pesquisa e ensino de teoria literária no Brasil |
author_facet |
de Almeida, Sherry Morgana Justino |
author_sort |
de Almeida, Sherry Morgana Justino |
title |
Problematizações sobre pesquisa e ensino de teoria literária no Brasil |
title_short |
Problematizações sobre pesquisa e ensino de teoria literária no Brasil |
title_full |
Problematizações sobre pesquisa e ensino de teoria literária no Brasil |
title_fullStr |
Problematizações sobre pesquisa e ensino de teoria literária no Brasil |
title_full_unstemmed |
Problematizações sobre pesquisa e ensino de teoria literária no Brasil |
title_sort |
problematizações sobre pesquisa e ensino de teoria literária no brasil |
description |
O objetivo deste texto é refletir sobre sobre problemas do estudode teoria literáriado estudo do fenômeno literário por parte dosdiscentes do curso de Letras no Brasil, apotando a leitura de literaturacomo caminho mais eficiente para a compreensão teórica. Para tanto,inicialmente,apresentaremos um questionamento acercados caminhos daTeoria Literária na contemporaneidade, bem como sobre a necessidadede teóricos e de leitores na construção do discurso sobre literatura. Apartir do pensamento dos escritores-críticos Michael Foucault, T. S.Eliot, Roland Barthes, Octavio Paz e Leyla Perrone-Moíses, este artigoaponta para a necessidade de que o estudante de Letras, assim como ocrítico literário, seja um grande leitor de literaturae e, não somente umdivulgador de teorias. Por fim, o artigo propõe que a própria literatura,enquanto lugar de fronteiras entre as várias áreas do saber, seja norteadorada criação e do estudo dos discursos teóricos profícuos ao entendimentodo fenômeno literário. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2017 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11210 |
work_keys_str_mv |
AT dealmeidasherrymorganajustino problematizacoessobrepesquisaeensinodeteorialiterarianobrasil |
_version_ |
1766683368302313472 |