Problematizações sobre pesquisa e ensino de teoria literária no Brasil

O objetivo deste texto é refletir sobre sobre problemas do estudode teoria literáriado estudo do fenômeno literário por parte dosdiscentes do curso de Letras no Brasil, apotando a leitura de literaturacomo caminho mais eficiente para a compreensão teórica. Para tanto,inicialmente,apresentaremos um q...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: de Almeida, Sherry Morgana Justino
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11210
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-11210
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-112102021-10-07T12:17:42Z Problematizações sobre pesquisa e ensino de teoria literária no Brasil de Almeida, Sherry Morgana Justino fenômeno literário teoria literária crítica literária ensino de literatura. O objetivo deste texto é refletir sobre sobre problemas do estudode teoria literáriado estudo do fenômeno literário por parte dosdiscentes do curso de Letras no Brasil, apotando a leitura de literaturacomo caminho mais eficiente para a compreensão teórica. Para tanto,inicialmente,apresentaremos um questionamento acercados caminhos daTeoria Literária na contemporaneidade, bem como sobre a necessidadede teóricos e de leitores na construção do discurso sobre literatura. Apartir do pensamento dos escritores-críticos Michael Foucault, T. S.Eliot, Roland Barthes, Octavio Paz e Leyla Perrone-Moíses, este artigoaponta para a necessidade de que o estudante de Letras, assim como ocrítico literário, seja um grande leitor de literaturae e, não somente umdivulgador de teorias. Por fim, o artigo propõe que a própria literatura,enquanto lugar de fronteiras entre as várias áreas do saber, seja norteadorada criação e do estudo dos discursos teóricos profícuos ao entendimentodo fenômeno literário. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-01-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11210 Revista do GELNE; v. 18 n. 2 (2016); 168-183 2236-0883 10.21680/1517-7874.2016v18n2 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11210/7945 Copyright (c) 2017 Revista do GELNE
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author de Almeida, Sherry Morgana Justino
spellingShingle de Almeida, Sherry Morgana Justino
Problematizações sobre pesquisa e ensino de teoria literária no Brasil
author_facet de Almeida, Sherry Morgana Justino
author_sort de Almeida, Sherry Morgana Justino
title Problematizações sobre pesquisa e ensino de teoria literária no Brasil
title_short Problematizações sobre pesquisa e ensino de teoria literária no Brasil
title_full Problematizações sobre pesquisa e ensino de teoria literária no Brasil
title_fullStr Problematizações sobre pesquisa e ensino de teoria literária no Brasil
title_full_unstemmed Problematizações sobre pesquisa e ensino de teoria literária no Brasil
title_sort problematizações sobre pesquisa e ensino de teoria literária no brasil
description O objetivo deste texto é refletir sobre sobre problemas do estudode teoria literáriado estudo do fenômeno literário por parte dosdiscentes do curso de Letras no Brasil, apotando a leitura de literaturacomo caminho mais eficiente para a compreensão teórica. Para tanto,inicialmente,apresentaremos um questionamento acercados caminhos daTeoria Literária na contemporaneidade, bem como sobre a necessidadede teóricos e de leitores na construção do discurso sobre literatura. Apartir do pensamento dos escritores-críticos Michael Foucault, T. S.Eliot, Roland Barthes, Octavio Paz e Leyla Perrone-Moíses, este artigoaponta para a necessidade de que o estudante de Letras, assim como ocrítico literário, seja um grande leitor de literaturae e, não somente umdivulgador de teorias. Por fim, o artigo propõe que a própria literatura,enquanto lugar de fronteiras entre as várias áreas do saber, seja norteadorada criação e do estudo dos discursos teóricos profícuos ao entendimentodo fenômeno literário.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2017
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11210
work_keys_str_mv AT dealmeidasherrymorganajustino problematizacoessobrepesquisaeensinodeteorialiterarianobrasil
_version_ 1766683368302313472