O tempo no terceiro mundo de Glauber Rocha: o roteiro cinematográfico como gênero literário
Glauber Rocha, numa carta a Augusto Carlos Calil expressou vontade de reunir em antologia uma série de roteiros seus. O diretor baiano e toda a sua obra cinematográfica já gozam do respeito tanto da crítica quanto do público, tendo reconhecida a sua importância na produção artístico/cultura brasilei...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-112092021-10-07T12:17:47Z O tempo no terceiro mundo de Glauber Rocha: o roteiro cinematográfico como gênero literário Cruz, Rafaela Rogério roteiro cinematográfico gêneros literários Glauber Rocha tempo na narrativa. Glauber Rocha, numa carta a Augusto Carlos Calil expressou vontade de reunir em antologia uma série de roteiros seus. O diretor baiano e toda a sua obra cinematográfica já gozam do respeito tanto da crítica quanto do público, tendo reconhecida a sua importância na produção artístico/cultura brasileira do século XX, contudo seus roteiros, base literária dos filmes, estão ainda para ser descobertos como obra literária independente. Este artigo, através da análise da categoria tempo, tem como objetivo entender como o roteiro articula conceitos de ficção e narratividade em comparação com o romance e o drama, gêneros literários já bem estabelecidos. Com o intuito de cavar para o roteiro um lugar nos estudos literários, nossa leitura é guiada por teóricos cuja preocupação com a narrativa literária é um grande legado para a teoria e crítica, sendo alguns deles: Roland Barthes (1972), Gerárd Genette (1979) e Tzvetan Todorov (2006). Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-01-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11209 Revista do GELNE; v. 18 n. 2 (2016); 204-224 2236-0883 10.21680/1517-7874.2016v18n2 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11209/7944 Copyright (c) 2017 Revista do GELNE |
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Glauber Rocha, numa carta a Augusto Carlos Calil expressou vontade de reunir em antologia uma série de roteiros seus. O diretor baiano e toda a sua obra cinematográfica já gozam do respeito tanto da crítica quanto do público, tendo reconhecida a sua importância na produção artístico/cultura brasileira do século XX, contudo seus roteiros, base literária dos filmes, estão ainda para ser descobertos como obra literária independente. Este artigo, através da análise da categoria tempo, tem como objetivo entender como o roteiro articula conceitos de ficção e narratividade em comparação com o romance e o drama, gêneros literários já bem estabelecidos. Com o intuito de cavar para o roteiro um lugar nos estudos literários, nossa leitura é guiada por teóricos cuja preocupação com a narrativa literária é um grande legado para a teoria e crítica, sendo alguns deles: Roland Barthes (1972), Gerárd Genette (1979) e Tzvetan Todorov (2006). |
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