Folhetos de cordel no ensino de língua materna: aspectos culturais e formação docente
Desde a antiguidade clássica, verifica-se uma poética da vozrealizada a partir de diversas funções sociais ritualizadas pela palavra.Isso confirma uma tradição oral que persiste em nossos dias, agregadaem vários aspectos do quotidiano (ZUMTHOR, 1993). A escrita nasce,então, como resposta às necessid...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11207 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-11207 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-112072021-10-07T12:17:52Z Folhetos de cordel no ensino de língua materna: aspectos culturais e formação docente Rodrigues, Linduarte Pereira Práticas culturais Oral e escrito Letramento Folhetos de cordel. Desde a antiguidade clássica, verifica-se uma poética da vozrealizada a partir de diversas funções sociais ritualizadas pela palavra.Isso confirma uma tradição oral que persiste em nossos dias, agregadaem vários aspectos do quotidiano (ZUMTHOR, 1993). A escrita nasce,então, como resposta às necessidades dos povos que narram a memóriade sua gente e buscam, através dessas narrativas, a explicação e atualizaçãoda vida humana. Corroborando com tais assertivas, dados de pesquisasque venho desenvolvendo com gêneros textuais diversos das culturaspopulares, no campo das linguísticas aplicada e pragmática/discursiva,vêm demonstrando que os estudos do letramento são hoje um campopromissor de investigação e elaboração de métodos que buscam reunirpesquisas interessadas pela descrição e explicação da influência daoralidade e da escritura nas práticas culturais de sociedades letradas,o que contribui para a formação de professores de língua portuguesaempenhados na constituição de sujeitos escolares aptos para umaconvivência sociocultural efetiva. Diante disso, destaca-se o fenômeno do letramento que extrapola o mundo da escrita e se interessa pela letracomo prática sociocultural; o que permite fundamentar um estudo emdiálogo com outros pesquisadores que compartilham com a ideia de umensino de língua baseado em eventos e práticas de letramento, em que avoz antecede, atravessa e “finaliza” a produção escrita, animando o textoe atualizando discursos de um material regional típico do Nordeste: osfolhetos de cordel brasileiros. Uma perspectiva de estudo que cobra acompreensão do lugar e do tempo que compõem o sujeito escrevente efalante, e/ou mesmo, que escreve para simular uma fala: ação dialógica eideológica, marca de acontecimento sociocultural do homem na história. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-01-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11207 Revista do GELNE; v. 18 n. 2 (2016); 140-167 2236-0883 10.21680/1517-7874.2016v18n2 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11207/7942 Copyright (c) 2017 Revista do GELNE |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Rodrigues, Linduarte Pereira |
spellingShingle |
Rodrigues, Linduarte Pereira Folhetos de cordel no ensino de língua materna: aspectos culturais e formação docente |
author_facet |
Rodrigues, Linduarte Pereira |
author_sort |
Rodrigues, Linduarte Pereira |
title |
Folhetos de cordel no ensino de língua materna: aspectos culturais e formação docente |
title_short |
Folhetos de cordel no ensino de língua materna: aspectos culturais e formação docente |
title_full |
Folhetos de cordel no ensino de língua materna: aspectos culturais e formação docente |
title_fullStr |
Folhetos de cordel no ensino de língua materna: aspectos culturais e formação docente |
title_full_unstemmed |
Folhetos de cordel no ensino de língua materna: aspectos culturais e formação docente |
title_sort |
folhetos de cordel no ensino de língua materna: aspectos culturais e formação docente |
description |
Desde a antiguidade clássica, verifica-se uma poética da vozrealizada a partir de diversas funções sociais ritualizadas pela palavra.Isso confirma uma tradição oral que persiste em nossos dias, agregadaem vários aspectos do quotidiano (ZUMTHOR, 1993). A escrita nasce,então, como resposta às necessidades dos povos que narram a memóriade sua gente e buscam, através dessas narrativas, a explicação e atualizaçãoda vida humana. Corroborando com tais assertivas, dados de pesquisasque venho desenvolvendo com gêneros textuais diversos das culturaspopulares, no campo das linguísticas aplicada e pragmática/discursiva,vêm demonstrando que os estudos do letramento são hoje um campopromissor de investigação e elaboração de métodos que buscam reunirpesquisas interessadas pela descrição e explicação da influência daoralidade e da escritura nas práticas culturais de sociedades letradas,o que contribui para a formação de professores de língua portuguesaempenhados na constituição de sujeitos escolares aptos para umaconvivência sociocultural efetiva. Diante disso, destaca-se o fenômeno do letramento que extrapola o mundo da escrita e se interessa pela letracomo prática sociocultural; o que permite fundamentar um estudo emdiálogo com outros pesquisadores que compartilham com a ideia de umensino de língua baseado em eventos e práticas de letramento, em que avoz antecede, atravessa e “finaliza” a produção escrita, animando o textoe atualizando discursos de um material regional típico do Nordeste: osfolhetos de cordel brasileiros. Uma perspectiva de estudo que cobra acompreensão do lugar e do tempo que compõem o sujeito escrevente efalante, e/ou mesmo, que escreve para simular uma fala: ação dialógica eideológica, marca de acontecimento sociocultural do homem na história. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2017 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11207 |
work_keys_str_mv |
AT rodrigueslinduartepereira folhetosdecordelnoensinodelinguamaternaaspectosculturaiseformacaodocente |
_version_ |
1766683367739228160 |