Folhetos de cordel no ensino de língua materna: aspectos culturais e formação docente

Desde a antiguidade clássica, verifica-se uma poética da vozrealizada a partir de diversas funções sociais ritualizadas pela palavra.Isso confirma uma tradição oral que persiste em nossos dias, agregadaem vários aspectos do quotidiano (ZUMTHOR, 1993). A escrita nasce,então, como resposta às necessid...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Rodrigues, Linduarte Pereira
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11207
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-11207
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-112072021-10-07T12:17:52Z Folhetos de cordel no ensino de língua materna: aspectos culturais e formação docente Rodrigues, Linduarte Pereira Práticas culturais Oral e escrito Letramento Folhetos de cordel. Desde a antiguidade clássica, verifica-se uma poética da vozrealizada a partir de diversas funções sociais ritualizadas pela palavra.Isso confirma uma tradição oral que persiste em nossos dias, agregadaem vários aspectos do quotidiano (ZUMTHOR, 1993). A escrita nasce,então, como resposta às necessidades dos povos que narram a memóriade sua gente e buscam, através dessas narrativas, a explicação e atualizaçãoda vida humana. Corroborando com tais assertivas, dados de pesquisasque venho desenvolvendo com gêneros textuais diversos das culturaspopulares, no campo das linguísticas aplicada e pragmática/discursiva,vêm demonstrando que os estudos do letramento são hoje um campopromissor de investigação e elaboração de métodos que buscam reunirpesquisas interessadas pela descrição e explicação da influência daoralidade e da escritura nas práticas culturais de sociedades letradas,o que contribui para a formação de professores de língua portuguesaempenhados na constituição de sujeitos escolares aptos para umaconvivência sociocultural efetiva. Diante disso, destaca-se o fenômeno do letramento que extrapola o mundo da escrita e se interessa pela letracomo prática sociocultural; o que permite fundamentar um estudo emdiálogo com outros pesquisadores que compartilham com a ideia de umensino de língua baseado em eventos e práticas de letramento, em que avoz antecede, atravessa e “finaliza” a produção escrita, animando o textoe atualizando discursos de um material regional típico do Nordeste: osfolhetos de cordel brasileiros. Uma perspectiva de estudo que cobra acompreensão do lugar e do tempo que compõem o sujeito escrevente efalante, e/ou mesmo, que escreve para simular uma fala: ação dialógica eideológica, marca de acontecimento sociocultural do homem na história. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-01-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11207 Revista do GELNE; v. 18 n. 2 (2016); 140-167 2236-0883 10.21680/1517-7874.2016v18n2 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11207/7942 Copyright (c) 2017 Revista do GELNE
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Rodrigues, Linduarte Pereira
spellingShingle Rodrigues, Linduarte Pereira
Folhetos de cordel no ensino de língua materna: aspectos culturais e formação docente
author_facet Rodrigues, Linduarte Pereira
author_sort Rodrigues, Linduarte Pereira
title Folhetos de cordel no ensino de língua materna: aspectos culturais e formação docente
title_short Folhetos de cordel no ensino de língua materna: aspectos culturais e formação docente
title_full Folhetos de cordel no ensino de língua materna: aspectos culturais e formação docente
title_fullStr Folhetos de cordel no ensino de língua materna: aspectos culturais e formação docente
title_full_unstemmed Folhetos de cordel no ensino de língua materna: aspectos culturais e formação docente
title_sort folhetos de cordel no ensino de língua materna: aspectos culturais e formação docente
description Desde a antiguidade clássica, verifica-se uma poética da vozrealizada a partir de diversas funções sociais ritualizadas pela palavra.Isso confirma uma tradição oral que persiste em nossos dias, agregadaem vários aspectos do quotidiano (ZUMTHOR, 1993). A escrita nasce,então, como resposta às necessidades dos povos que narram a memóriade sua gente e buscam, através dessas narrativas, a explicação e atualizaçãoda vida humana. Corroborando com tais assertivas, dados de pesquisasque venho desenvolvendo com gêneros textuais diversos das culturaspopulares, no campo das linguísticas aplicada e pragmática/discursiva,vêm demonstrando que os estudos do letramento são hoje um campopromissor de investigação e elaboração de métodos que buscam reunirpesquisas interessadas pela descrição e explicação da influência daoralidade e da escritura nas práticas culturais de sociedades letradas,o que contribui para a formação de professores de língua portuguesaempenhados na constituição de sujeitos escolares aptos para umaconvivência sociocultural efetiva. Diante disso, destaca-se o fenômeno do letramento que extrapola o mundo da escrita e se interessa pela letracomo prática sociocultural; o que permite fundamentar um estudo emdiálogo com outros pesquisadores que compartilham com a ideia de umensino de língua baseado em eventos e práticas de letramento, em que avoz antecede, atravessa e “finaliza” a produção escrita, animando o textoe atualizando discursos de um material regional típico do Nordeste: osfolhetos de cordel brasileiros. Uma perspectiva de estudo que cobra acompreensão do lugar e do tempo que compõem o sujeito escrevente efalante, e/ou mesmo, que escreve para simular uma fala: ação dialógica eideológica, marca de acontecimento sociocultural do homem na história.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2017
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11207
work_keys_str_mv AT rodrigueslinduartepereira folhetosdecordelnoensinodelinguamaternaaspectosculturaiseformacaodocente
_version_ 1766683367739228160