Da composição à produção textual: onde se situa o ENEM?

Este trabalho objetiva situar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no conjunto das transformações sofridas pelo ensino da escrita no Brasil. A partir da realização de uma breve incursão histórica acerca do ensino do português e de sua escrita, bem como com base nas relações traçadas entre a persp...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: da Silva, Emanuel Cordeiro
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11205
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Descrição
Resumo:Este trabalho objetiva situar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no conjunto das transformações sofridas pelo ensino da escrita no Brasil. A partir da realização de uma breve incursão histórica acerca do ensino do português e de sua escrita, bem como com base nas relações traçadas entre a perspectiva da produção textual, as recomendações dos PCNEM e as concepções assumidas pelo ENEM, as visões de língua e de texto subjacentes ao sistema de avaliação do exame são observadas, e ele é situado no processo das mudanças sofridas pelo ensino da escrita na educação básica brasileira. É verificado que a ruptura existente no sistema avaliativo, permeado por duas concepções divergentes de língua e de texto, leva o próprio sistema a incorrer numa contradição. Embora o ENEM, de maneira articulada com os PCNEM, assuma como princípio a indissociabilidade entre conhecimento e cidadania, buscando, na relevância prática e social, a valorização do conhecimento, o exame ainda preza por uma escrita alheia à sua relevância prática e social, indo de encontro às recomendações dos PCNEM.