Ler e escrever: o que a gramática tem a ver com isso?

Ainda hoje é bastante comum a prática escolar de se tratar isoladamente a leitura, a escrita e a gramática, como se essas fossem instâncias que pouco dialogam. Nessa perspectiva, a escola tem conferido à leitura e à escrita um tratamento cada vez mais distanciado do que de fato são essas atividades,...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lima, Ana
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11202
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spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-112022021-10-07T12:18:01Z Ler e escrever: o que a gramática tem a ver com isso? Lima, Ana Leitura Escrita Gramática Ensino. Ainda hoje é bastante comum a prática escolar de se tratar isoladamente a leitura, a escrita e a gramática, como se essas fossem instâncias que pouco dialogam. Nessa perspectiva, a escola tem conferido à leitura e à escrita um tratamento cada vez mais distanciado do que de fato são essas atividades, socialmente. Com a priorização dos conhecimentos gramaticais, as aulas de leitura e de escrita têmse transformado em pretextos para o estudo de questões normativas. Pretendemos defender, neste trabalho, que, na contramão do que se tem feito na escola, o conhecimento gramatical deve atuar como suporte para as atividades de leitura e de escrita, e não o inverso. Entretanto, para que esse movimento se realize de maneira eficaz, é preciso, antes de tudo, que o professor adote uma concepção de leitura e de escrita mais afinada com as demandas da sociedade atual. Assim, na esteira de Freire (1984), Kleiman (1989), Soares (1998), Dell’Isola (1991), dentre outros autores, a leitura não pode mais ser concebida como um simples mecanismo de decodificação e ativação dos conhecimentos; nem a escrita como a mera junção de frases que se articulam. Antes, leitura e escrita devem ser compreendidas como processos de negociação de sentidos, como práticas enunciativas, marcadas pela interação autor-texto-leitor. São processos extremamente complexos, que abrangem dimensões muito variadas e operações interdependentes e concomitantes, seja do ponto de vista estritamente linguístico e cognitivo, seja do ponto de vista semiótico e social. Mas, para a efetivação dessas atividades tão complexas, que papel tem a ‘gramática’? Como o professor pode integrar gramática, leitura e escrita? São essas as principais questões sobre as quais pretendemos refletir. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-01-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11202 Revista do GELNE; v. 18 n. 2 (2016); 100-115 2236-0883 10.21680/1517-7874.2016v18n2 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11202/7938 Copyright (c) 2017 Revista do GELNE
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