As estratégias interativas do professor tutor
O nosso estudo visa descrever e analisar a interaçáo entre professor e alunos, no cotidiano da Mediaçáo Didática-MD (uma das disciplinas da estrutura curricular dos cursos de Formaçáo de Professores de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental e Normal Superior) no período que...
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Mneme - Revista de Humanidades
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oai:periodicos.ufrn.br:article-11172015-05-30T15:27:17Z As estratégias interativas do professor tutor Pinheiro Carrilho, Maria Fatima Interação Estratégias de apoio âmemorial de formação O nosso estudo visa descrever e analisar a interaçáo entre professor e alunos, no cotidiano da Mediaçáo Didática-MD (uma das disciplinas da estrutura curricular dos cursos de Formaçáo de Professores de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental e Normal Superior) no período que se estende de 1994 a 2000. O quadro teórico no qual nos situamos é o da psicologia interacionista social, inspirada no interacionismo sócio-discursivo, proposto por Bronchart (1999), buscamos nas teorias mediacionais (GÓMEZ, 2000), especificamente nas correntes cognitivas: genético-cognitiva e genético-dialética, fundamentaçáo para o nosso estudo e tomamos por base o estudo de Bruner (1983) sobre os procedimentos de ajuda e apoio ‘Le processus de soutien’ para analisar as estratégias interativas no processo de escrita do memorial. O corpus da pesquisa é formado pela transcriçáo de 16 horas das sete (7) sessões de MD e pelas notas de campo, que incluem as notas da pesquisadora participante e as notas de campo da professora (tutora). Os resultados apontam que o aluno durante a construçáo do seu memorial procura responder, entre outras, a questões do tipo: Como me tornei o professor que sou hoje? E que professor eu sou hoje? Nesse momento, ele procura formular suas respostas tendo como suporte o percurso de vida pessoal e profissional, cujas marcas estáo nas experiências, nas opções, nas práticas desenvolvidas e nas suas representações. Revela-se aí, como cada um mobiliza os seus conhecimentos, seus valores, suas vivências e expectativas para, assim, dar forma à sua identidade. Conclui-se que a intervençáo da professora (tutora), via estratégias de apoio, reforça o sentido do trabalho coletivo que desencadeia um processo de relacionamento com os conhecimentos beneficiando a formaçáo do aluno. Mneme - Revista de Humanidades 2011-09-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Empírica de Campo application/pdf https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/1117 Mneme - Revista de Humanidades; v. 11 n. 28 (2010): Mneme - Revista de Humanidades N. 28 1518-3394 por https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/1117/1000 Copyright (c) 2014 Mneme - Revista de Humanidades |
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Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
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