As estratégias interativas do professor tutor
O nosso estudo visa descrever e analisar a interaçáo entre professor e alunos, no cotidiano da Mediaçáo Didática-MD (uma das disciplinas da estrutura curricular dos cursos de Formaçáo de Professores de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental e Normal Superior) no período que...
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Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Mneme - Revista de Humanidades
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Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/1117 |
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Resumo: | O nosso estudo visa descrever e analisar a interaçáo entre professor e alunos, no cotidiano da Mediaçáo Didática-MD (uma das disciplinas da estrutura curricular dos cursos de Formaçáo de Professores de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental e Normal Superior) no período que se estende de 1994 a 2000. O quadro teórico no qual nos situamos é o da psicologia interacionista social, inspirada no interacionismo sócio-discursivo, proposto por Bronchart (1999), buscamos nas teorias mediacionais (GÓMEZ, 2000), especificamente nas correntes cognitivas: genético-cognitiva e genético-dialética, fundamentaçáo para o nosso estudo e tomamos por base o estudo de Bruner (1983) sobre os procedimentos de ajuda e apoio ‘Le processus de soutien’ para analisar as estratégias interativas no processo de escrita do memorial. O corpus da pesquisa é formado pela transcriçáo de 16 horas das sete (7) sessões de MD e pelas notas de campo, que incluem as notas da pesquisadora participante e as notas de campo da professora (tutora). Os resultados apontam que o aluno durante a construçáo do seu memorial procura responder, entre outras, a questões do tipo: Como me tornei o professor que sou hoje? E que professor eu sou hoje? Nesse momento, ele procura formular suas respostas tendo como suporte o percurso de vida pessoal e profissional, cujas marcas estáo nas experiências, nas opções, nas práticas desenvolvidas e nas suas representações. Revela-se aí, como cada um mobiliza os seus conhecimentos, seus valores, suas vivências e expectativas para, assim, dar forma à sua identidade. Conclui-se que a intervençáo da professora (tutora), via estratégias de apoio, reforça o sentido do trabalho coletivo que desencadeia um processo de relacionamento com os conhecimentos beneficiando a formaçáo do aluno. |
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