PERFIL DE PUBLICAÇÃO SOBRE NUTRIÇÃO ESPORTIVA NO APLICATIVO INSTAGRAM
Introdução: A constante busca pela saúde e corpo perfeito, trouxe ao aplicativo Instagram um número considerável de usuários que utilizam o corpo como ferramenta discursiva e de convencimento, fazendo destes usuários guias de opinião diante dos demais. Objetivos: Sendo assim, buscou-se definir o per...
Na minha lista:
Principais autores: | , , , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/11058 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-11058 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-110582021-12-01T13:22:30Z PERFIL DE PUBLICAÇÃO SOBRE NUTRIÇÃO ESPORTIVA NO APLICATIVO INSTAGRAM da Costa Pereira, Jarson Pedro Mattos Sureira, Thaiz Carlos Gomes, Jessica Raissa Pereira da Silva, Taysa Priscila Gomes da Costa, Rayssa Meios de comunicação Internet Rede social Nutrição Esporte. Introdução: A constante busca pela saúde e corpo perfeito, trouxe ao aplicativo Instagram um número considerável de usuários que utilizam o corpo como ferramenta discursiva e de convencimento, fazendo destes usuários guias de opinião diante dos demais. Objetivos: Sendo assim, buscou-se definir o perfil das publicações sobre nutrição esportiva no Instagram. Metodologia: A amostra compreendeu 58 perfis dedicados ao tema nutrição esportiva, identificados após a pesquisa dos verbetes “Nutrição Esportiva” e “Nutrição Fitness”, na área de busca do próprio aplicativo. Foi identificada a autoria e audiência dos perfis a partir dos dados apresentados em cada perfil avaliado, assim como, a quantificação dos seguidores e relacionou-se a audiência desses com as categorias analíticas de autoria. Resultados: Há cerca de 170 mil publicações sobre nutrição esportiva no Instagram. A maior parte foi publicada por perfis sem informações a cerca da inserção profissional dos autores (Loja de suplementos – 53%, sem definição - 17%). Os nutricionistas formados e os especializados em nutrição esportiva foram uns dos que menos possuíam perfis no aplicativo (15%), no entanto, foram os que apresentaram maior abrangência de público. Conclusão: Faz-se necessário o envolvimento dos profissionais nutricionistas na veiculação desses conteúdos nas redes sociais. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-07-10 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/11058 Revista Ciência Plural; v. 3 n. 1 (2017); 3-11 2446-7286 10.21680/2446-7286.2017v3n1 por https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/11058/8584 Copyright (c) 2017 Revista Ciência Plural |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
da Costa Pereira, Jarson Pedro Mattos Sureira, Thaiz Carlos Gomes, Jessica Raissa Pereira da Silva, Taysa Priscila Gomes da Costa, Rayssa |
spellingShingle |
da Costa Pereira, Jarson Pedro Mattos Sureira, Thaiz Carlos Gomes, Jessica Raissa Pereira da Silva, Taysa Priscila Gomes da Costa, Rayssa PERFIL DE PUBLICAÇÃO SOBRE NUTRIÇÃO ESPORTIVA NO APLICATIVO INSTAGRAM |
author_facet |
da Costa Pereira, Jarson Pedro Mattos Sureira, Thaiz Carlos Gomes, Jessica Raissa Pereira da Silva, Taysa Priscila Gomes da Costa, Rayssa |
author_sort |
da Costa Pereira, Jarson Pedro |
title |
PERFIL DE PUBLICAÇÃO SOBRE NUTRIÇÃO ESPORTIVA NO APLICATIVO INSTAGRAM |
title_short |
PERFIL DE PUBLICAÇÃO SOBRE NUTRIÇÃO ESPORTIVA NO APLICATIVO INSTAGRAM |
title_full |
PERFIL DE PUBLICAÇÃO SOBRE NUTRIÇÃO ESPORTIVA NO APLICATIVO INSTAGRAM |
title_fullStr |
PERFIL DE PUBLICAÇÃO SOBRE NUTRIÇÃO ESPORTIVA NO APLICATIVO INSTAGRAM |
title_full_unstemmed |
PERFIL DE PUBLICAÇÃO SOBRE NUTRIÇÃO ESPORTIVA NO APLICATIVO INSTAGRAM |
title_sort |
perfil de publicação sobre nutrição esportiva no aplicativo instagram |
description |
Introdução: A constante busca pela saúde e corpo perfeito, trouxe ao aplicativo Instagram um número considerável de usuários que utilizam o corpo como ferramenta discursiva e de convencimento, fazendo destes usuários guias de opinião diante dos demais. Objetivos: Sendo assim, buscou-se definir o perfil das publicações sobre nutrição esportiva no Instagram. Metodologia: A amostra compreendeu 58 perfis dedicados ao tema nutrição esportiva, identificados após a pesquisa dos verbetes “Nutrição Esportiva” e “Nutrição Fitness”, na área de busca do próprio aplicativo. Foi identificada a autoria e audiência dos perfis a partir dos dados apresentados em cada perfil avaliado, assim como, a quantificação dos seguidores e relacionou-se a audiência desses com as categorias analíticas de autoria. Resultados: Há cerca de 170 mil publicações sobre nutrição esportiva no Instagram. A maior parte foi publicada por perfis sem informações a cerca da inserção profissional dos autores (Loja de suplementos – 53%, sem definição - 17%). Os nutricionistas formados e os especializados em nutrição esportiva foram uns dos que menos possuíam perfis no aplicativo (15%), no entanto, foram os que apresentaram maior abrangência de público. Conclusão: Faz-se necessário o envolvimento dos profissionais nutricionistas na veiculação desses conteúdos nas redes sociais. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2017 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/11058 |
work_keys_str_mv |
AT dacostapereirajarsonpedro perfildepublicacaosobrenutricaoesportivanoaplicativoinstagram AT mattossureirathaiz perfildepublicacaosobrenutricaoesportivanoaplicativoinstagram AT carlosgomesjessicaraissa perfildepublicacaosobrenutricaoesportivanoaplicativoinstagram AT pereiradasilvataysapriscila perfildepublicacaosobrenutricaoesportivanoaplicativoinstagram AT gomesdacostarayssa perfildepublicacaosobrenutricaoesportivanoaplicativoinstagram |
_version_ |
1766683163360231424 |