PERFIL DE PUBLICAÇÃO SOBRE NUTRIÇÃO ESPORTIVA NO APLICATIVO INSTAGRAM

Introdução: A constante busca pela saúde e corpo perfeito, trouxe ao aplicativo Instagram um número considerável de usuários que utilizam o corpo como ferramenta discursiva e de convencimento, fazendo destes usuários guias de opinião diante dos demais. Objetivos: Sendo assim, buscou-se definir o per...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: da Costa Pereira, Jarson Pedro, Mattos Sureira, Thaiz, Carlos Gomes, Jessica Raissa, Pereira da Silva, Taysa Priscila, Gomes da Costa, Rayssa
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/11058
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Introdução: A constante busca pela saúde e corpo perfeito, trouxe ao aplicativo Instagram um número considerável de usuários que utilizam o corpo como ferramenta discursiva e de convencimento, fazendo destes usuários guias de opinião diante dos demais. Objetivos: Sendo assim, buscou-se definir o perfil das publicações sobre nutrição esportiva no Instagram. Metodologia: A amostra compreendeu 58 perfis dedicados ao tema nutrição esportiva, identificados após a pesquisa dos verbetes “Nutrição Esportiva” e “Nutrição Fitness”, na área de busca do próprio aplicativo. Foi identificada a autoria e audiência dos perfis a partir dos dados apresentados em cada perfil avaliado, assim como, a quantificação dos seguidores e relacionou-se a audiência desses com as categorias analíticas de autoria. Resultados: Há cerca de 170 mil publicações sobre nutrição esportiva no Instagram. A maior parte foi publicada por perfis sem informações a cerca da inserção profissional dos autores (Loja de suplementos – 53%, sem definição - 17%). Os nutricionistas formados e os especializados em nutrição esportiva foram uns dos que menos possuíam perfis no aplicativo (15%), no entanto, foram os que apresentaram maior abrangência de público. Conclusão: Faz-se necessário o envolvimento dos profissionais nutricionistas na veiculação desses conteúdos nas redes sociais.