RACIONALIDADE, STASIS E EPISTEMOLOGIA; TRÊS CONTRIBUIÇÕES DA VIRADA RETÓRICA À FILOSOFIA DA CIÊNCIA KUHNIANA

Já é bem conhecida a reviravolta que, em grande parte iniciada pelo filósofo da ciência Thomas Kuhn a partir de meados do século passado, abriu as portas para que a ciência deixasse de ser pensada inteiramente em termos lógico-formais e passasse a considerar o elemento social e subjetivo na descriçã...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Adan John Gomes
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/11052
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Descrição
Resumo:Já é bem conhecida a reviravolta que, em grande parte iniciada pelo filósofo da ciência Thomas Kuhn a partir de meados do século passado, abriu as portas para que a ciência deixasse de ser pensada inteiramente em termos lógico-formais e passasse a considerar o elemento social e subjetivo na descrição do desenvolvimento científico. Menos conhecida, contudo, é a perspectiva retórica que daí surgiu a fim de complementar as lacunas deixadas por Kuhn. Os representantes dessa corrente passaram a estudar o tipo de estratégias argumentativas utilizadas pelos cientistas a fim de conseguir a adesão de outros cientistas, e como esse modo de agir afeta nossa compreensão da ciência. Neste texto, pretendemos apresentar as ideias de três autores que contribuíram para aprofundar o trabalho de Kuhn nesse sentido.  Em primeiro lugar, Marcello Pera, que, negando a relação de dependência entre racionalidade e método, aponta o uso da argumentação como o verdadeiro traço racional da ciência. Na mesma linha, Lawrence Prelli, que, usando a teoria retórica clássica, descreve os mecanismos através dos quais os proponentes de teorias bem sucedidas defendem suas posições. Por fim, apresentaremos ainda as ideias de Barry Brummett, para quem a retórica desempenha um papel essencial no processo de conhecimento da realidade, fornecendo assim o equivalente a uma base epistemológica à perspectiva retórica da ciência.