Estratégias metaficcionais em narrativas de Ian McEwan

Neste artigo, direcionamos nossa atenção para quatro romances do escritor inglês Ian McEwan – The Cement Garden, The Innocent, Enduring Love e Atonement –, a fim de rastrearmos recursos de criação metaficcional utilizados na composição destas narrativas. Ao fazer uso de estratégias como mise en abym...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Nóbrega, Caio Antônio, Azerêdo, Genilda
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/11020
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-11020
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-110202019-06-05T23:45:15Z Estratégias metaficcionais em narrativas de Ian McEwan Nóbrega, Caio Antônio Azerêdo, Genilda Ian McEwan. Metaficção. Paródia. Mise en abyme. Leitores e escritores ficcionais. Neste artigo, direcionamos nossa atenção para quatro romances do escritor inglês Ian McEwan – The Cement Garden, The Innocent, Enduring Love e Atonement –, a fim de rastrearmos recursos de criação metaficcional utilizados na composição destas narrativas. Ao fazer uso de estratégias como mise en abyme, paródia, e ao tematizar os processos de escrita e leitura, inserindo personagens que atuam como leitores e/ou escritores, McEwan inscreve em tais textos literários problematizações sobre sua própria construção ficcional e seu status de ficção. Concluímos que os quatro romances discutidos atestam a profundidade e o alcance de questões de ordem metaficcional no conjunto da obra de Ian McEwan. UFRN 2017-05-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/11020 Odisseia; Vol. 2 No. 2 (2017); p. 3 - 22 Revue Odisseia; Vol. 2 No. 2 (2017); p. 3 - 22 Revista Odisseia; v. 2 n. 2 (2017); p. 3 - 22 1983-2435 10.21680/1983-2435.2017v2n2 por https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/11020/8435 Copyright (c) 2017 Revista Odisseia
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Nóbrega, Caio Antônio
Azerêdo, Genilda
spellingShingle Nóbrega, Caio Antônio
Azerêdo, Genilda
Estratégias metaficcionais em narrativas de Ian McEwan
author_facet Nóbrega, Caio Antônio
Azerêdo, Genilda
author_sort Nóbrega, Caio Antônio
title Estratégias metaficcionais em narrativas de Ian McEwan
title_short Estratégias metaficcionais em narrativas de Ian McEwan
title_full Estratégias metaficcionais em narrativas de Ian McEwan
title_fullStr Estratégias metaficcionais em narrativas de Ian McEwan
title_full_unstemmed Estratégias metaficcionais em narrativas de Ian McEwan
title_sort estratégias metaficcionais em narrativas de ian mcewan
description Neste artigo, direcionamos nossa atenção para quatro romances do escritor inglês Ian McEwan – The Cement Garden, The Innocent, Enduring Love e Atonement –, a fim de rastrearmos recursos de criação metaficcional utilizados na composição destas narrativas. Ao fazer uso de estratégias como mise en abyme, paródia, e ao tematizar os processos de escrita e leitura, inserindo personagens que atuam como leitores e/ou escritores, McEwan inscreve em tais textos literários problematizações sobre sua própria construção ficcional e seu status de ficção. Concluímos que os quatro romances discutidos atestam a profundidade e o alcance de questões de ordem metaficcional no conjunto da obra de Ian McEwan.
publisher UFRN
publishDate 2017
url https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/11020
work_keys_str_mv AT nobregacaioantonio estrategiasmetaficcionaisemnarrativasdeianmcewan
AT azeredogenilda estrategiasmetaficcionaisemnarrativasdeianmcewan
_version_ 1766682420670627840