Estratégias metaficcionais em narrativas de Ian McEwan
Neste artigo, direcionamos nossa atenção para quatro romances do escritor inglês Ian McEwan – The Cement Garden, The Innocent, Enduring Love e Atonement –, a fim de rastrearmos recursos de criação metaficcional utilizados na composição destas narrativas. Ao fazer uso de estratégias como mise en abym...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/11020 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-11020 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-110202019-06-05T23:45:15Z Estratégias metaficcionais em narrativas de Ian McEwan Nóbrega, Caio Antônio Azerêdo, Genilda Ian McEwan. Metaficção. Paródia. Mise en abyme. Leitores e escritores ficcionais. Neste artigo, direcionamos nossa atenção para quatro romances do escritor inglês Ian McEwan – The Cement Garden, The Innocent, Enduring Love e Atonement –, a fim de rastrearmos recursos de criação metaficcional utilizados na composição destas narrativas. Ao fazer uso de estratégias como mise en abyme, paródia, e ao tematizar os processos de escrita e leitura, inserindo personagens que atuam como leitores e/ou escritores, McEwan inscreve em tais textos literários problematizações sobre sua própria construção ficcional e seu status de ficção. Concluímos que os quatro romances discutidos atestam a profundidade e o alcance de questões de ordem metaficcional no conjunto da obra de Ian McEwan. UFRN 2017-05-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/11020 Odisseia; Vol. 2 No. 2 (2017); p. 3 - 22 Revue Odisseia; Vol. 2 No. 2 (2017); p. 3 - 22 Revista Odisseia; v. 2 n. 2 (2017); p. 3 - 22 1983-2435 10.21680/1983-2435.2017v2n2 por https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/11020/8435 Copyright (c) 2017 Revista Odisseia |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Nóbrega, Caio Antônio Azerêdo, Genilda |
spellingShingle |
Nóbrega, Caio Antônio Azerêdo, Genilda Estratégias metaficcionais em narrativas de Ian McEwan |
author_facet |
Nóbrega, Caio Antônio Azerêdo, Genilda |
author_sort |
Nóbrega, Caio Antônio |
title |
Estratégias metaficcionais em narrativas de Ian McEwan |
title_short |
Estratégias metaficcionais em narrativas de Ian McEwan |
title_full |
Estratégias metaficcionais em narrativas de Ian McEwan |
title_fullStr |
Estratégias metaficcionais em narrativas de Ian McEwan |
title_full_unstemmed |
Estratégias metaficcionais em narrativas de Ian McEwan |
title_sort |
estratégias metaficcionais em narrativas de ian mcewan |
description |
Neste artigo, direcionamos nossa atenção para quatro romances do escritor inglês Ian McEwan – The Cement Garden, The Innocent, Enduring Love e Atonement –, a fim de rastrearmos recursos de criação metaficcional utilizados na composição destas narrativas. Ao fazer uso de estratégias como mise en abyme, paródia, e ao tematizar os processos de escrita e leitura, inserindo personagens que atuam como leitores e/ou escritores, McEwan inscreve em tais textos literários problematizações sobre sua própria construção ficcional e seu status de ficção. Concluímos que os quatro romances discutidos atestam a profundidade e o alcance de questões de ordem metaficcional no conjunto da obra de Ian McEwan. |
publisher |
UFRN |
publishDate |
2017 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/11020 |
work_keys_str_mv |
AT nobregacaioantonio estrategiasmetaficcionaisemnarrativasdeianmcewan AT azeredogenilda estrategiasmetaficcionaisemnarrativasdeianmcewan |
_version_ |
1766682420670627840 |