Capacitação de educadores e política educacional: contribuição à discussão teórica

O objetivo deste artigo é abordar a qualificação do educador numa perspectiva que contribua para o desenvolvimento da sua autonomia. Parte-se do pressuposto de que as políticas educacionais com sua existência periódica, ao encontrarem as decisões no que concerne aos rumos a serem tomados pelo conjun...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Dantas, Lêda
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/11012
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-11012
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-110122019-06-27T17:05:50Z Capacitação de educadores e política educacional: contribuição à discussão teórica Dantas, Lêda O objetivo deste artigo é abordar a qualificação do educador numa perspectiva que contribua para o desenvolvimento da sua autonomia. Parte-se do pressuposto de que as políticas educacionais com sua existência periódica, ao encontrarem as decisões no que concerne aos rumos a serem tomados pelo conjunto dos educadores ao longo de uma determinada gestão, acabam por deixá-los à mercê de mudanças constantes, impedindo/obstaculizando a construção de um saber que de fato os qualifique. Discute-se ainda como poderia se processar a qualificação dos educadores fora do âmbito estatal. O presente artigo traz elementos que a nosso ver são imprescindíveis ao debate desta questão, qual seja a divisão do trabalho na escola e no órgão de ensino como um todo. Considera-se que a questão da qualificação do educador não foi suficientemente abordada sob este âmbito, o que não o torna ainda mais necessário. Os estudos de Kramer (1984), Mello (1987) e Fusari (1988), ainda que importantes para o tema, são inconclusivos sob este ponto de vista. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 1993-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/11012 Revista Educação em Questão; v. 5 n. 2 (1993): jul./dez. 1993; 9-10 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/11012/7825
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Dantas, Lêda
spellingShingle Dantas, Lêda
Capacitação de educadores e política educacional: contribuição à discussão teórica
author_facet Dantas, Lêda
author_sort Dantas, Lêda
title Capacitação de educadores e política educacional: contribuição à discussão teórica
title_short Capacitação de educadores e política educacional: contribuição à discussão teórica
title_full Capacitação de educadores e política educacional: contribuição à discussão teórica
title_fullStr Capacitação de educadores e política educacional: contribuição à discussão teórica
title_full_unstemmed Capacitação de educadores e política educacional: contribuição à discussão teórica
title_sort capacitação de educadores e política educacional: contribuição à discussão teórica
description O objetivo deste artigo é abordar a qualificação do educador numa perspectiva que contribua para o desenvolvimento da sua autonomia. Parte-se do pressuposto de que as políticas educacionais com sua existência periódica, ao encontrarem as decisões no que concerne aos rumos a serem tomados pelo conjunto dos educadores ao longo de uma determinada gestão, acabam por deixá-los à mercê de mudanças constantes, impedindo/obstaculizando a construção de um saber que de fato os qualifique. Discute-se ainda como poderia se processar a qualificação dos educadores fora do âmbito estatal. O presente artigo traz elementos que a nosso ver são imprescindíveis ao debate desta questão, qual seja a divisão do trabalho na escola e no órgão de ensino como um todo. Considera-se que a questão da qualificação do educador não foi suficientemente abordada sob este âmbito, o que não o torna ainda mais necessário. Os estudos de Kramer (1984), Mello (1987) e Fusari (1988), ainda que importantes para o tema, são inconclusivos sob este ponto de vista.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 1993
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/11012
work_keys_str_mv AT dantasleda capacitacaodeeducadoresepoliticaeducacionalcontribuicaoadiscussaoteorica
_version_ 1766682711395663872