O ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA

O presente artigo trata sobre o Ensino de Filosofia na Educação Básica: uma experiência educativa no município de Sapiranga, estado do Rio Grande do Sul. Tem como objetivos: Resgatar brevemente o histórico do ensino de Filosofia e Discutir o ensino de filosofia a partir de experiências vivenciadas n...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Walter, Mara Letícia
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/11000
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-11000
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-110002018-01-11T21:48:57Z O ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA Walter, Mara Letícia O presente artigo trata sobre o Ensino de Filosofia na Educação Básica: uma experiência educativa no município de Sapiranga, estado do Rio Grande do Sul. Tem como objetivos: Resgatar brevemente o histórico do ensino de Filosofia e Discutir o ensino de filosofia a partir de experiências vivenciadas na educação básica. Assim, discutir experiências com o ensino de filosofia faz com que apontemos o seguinte problema: a prática educativa de professores conservadores, que fecham o conhecimento e o pensar em si, pois, não priorizam o problematizar e a reflexão crítica. A metodologia utilizada partiu de observações registradas em cadernos de registros, bem como, de anotações diversas e planos de aulas. A intenção com esse corpus documental foi refletir sobre práticas educativas desenvolvidas no transcorrer do ano de 2015 como professora da rede pública municipal. Utiliza-se como suporte teórico os autores Paulo Freire, Marilena Chauí, Aranha & Martins e Karl Marx, de modo a estabelecer relações com a experiência educativa. O trabalho indica que é tarefa do sujeito a construção do conhecimento, intermediado por ofertas teóricas e uma didática condizente com a atualidade que desperte desejo de aprendizado. Este só se concretiza, se o sujeito se sentir pensante no processo.  Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-07-08 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/11000 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; n. 15 (2017): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/11000/8575 Copyright (c) 2017 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Walter, Mara Letícia
spellingShingle Walter, Mara Letícia
O ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA
author_facet Walter, Mara Letícia
author_sort Walter, Mara Letícia
title O ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA
title_short O ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA
title_full O ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA
title_fullStr O ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA
title_full_unstemmed O ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA
title_sort o ensino de filosofia na educação básica: uma experiência educativa
description O presente artigo trata sobre o Ensino de Filosofia na Educação Básica: uma experiência educativa no município de Sapiranga, estado do Rio Grande do Sul. Tem como objetivos: Resgatar brevemente o histórico do ensino de Filosofia e Discutir o ensino de filosofia a partir de experiências vivenciadas na educação básica. Assim, discutir experiências com o ensino de filosofia faz com que apontemos o seguinte problema: a prática educativa de professores conservadores, que fecham o conhecimento e o pensar em si, pois, não priorizam o problematizar e a reflexão crítica. A metodologia utilizada partiu de observações registradas em cadernos de registros, bem como, de anotações diversas e planos de aulas. A intenção com esse corpus documental foi refletir sobre práticas educativas desenvolvidas no transcorrer do ano de 2015 como professora da rede pública municipal. Utiliza-se como suporte teórico os autores Paulo Freire, Marilena Chauí, Aranha & Martins e Karl Marx, de modo a estabelecer relações com a experiência educativa. O trabalho indica que é tarefa do sujeito a construção do conhecimento, intermediado por ofertas teóricas e uma didática condizente com a atualidade que desperte desejo de aprendizado. Este só se concretiza, se o sujeito se sentir pensante no processo. 
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2017
url https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/11000
work_keys_str_mv AT waltermaraleticia oensinodefilosofianaeducacaobasicaumaexperienciaeducativa
_version_ 1766681698859220992