ESCOLA DEMOCRÁTICA E ESCOLA COM BUROCRACIA ATUAÇÃO DOS COLÉGIOS DA POLÍCIA MILITAR NO ESTADO DE GOIÁS

O presente estudo visa discutir os princípios da gestáo da escola democrática e da escola com burocracia, ambos aplicados com maior ou menor intensidade nas escolas brasileiras. As análises que se apresentam têm por objetivo confrontar os modelos de gestáo fundamentados nas ima...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Belle, Helena Beatriz de Moura
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1095
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Descrição
Resumo:O presente estudo visa discutir os princípios da gestáo da escola democrática e da escola com burocracia, ambos aplicados com maior ou menor intensidade nas escolas brasileiras. As análises que se apresentam têm por objetivo confrontar os modelos de gestáo fundamentados nas imagens organizacionais da escola e no princípio constitucional de gestáo democrática na escola pública, especialmente, aquelas que funcionam mediante a autorizaçáo de órgáos do Sistema Educacional estadual, como é o caso dos Colégios da Polícia Militar do Estado de Goiás (CPMG). Os estudos, ainda inconclusos, desenvolvidos mediante pesquisa qualitativa, por meio de revisáo histórica e análise documental, revelam que o modelo de gestáo escolar declarada, legal e ideal, por Colégios da Polícia Militar do Estado de Goiás, com envolvimento do coletivo e exercido com autonomia e participaçáo, pressupostos fundamentais para o desenvolvimento da cidadania, escondem procedimentos burocráticos, pactuados por agentes que deveriam proteger e fazer cumprir os mecanismos de democracia nas escolas, e que, ao contrário, mobilizam recursos materiais e a permissibilidade para que reinem o autoritarismo, a obediência e as premiações pelos resultados considerados satisfatórios.