EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA APÓS AUSCHWITZ: COMO EVITAR A CONTÍNUA PRODUÇÃO DA BARBÁRIE

O presente artigo propõe uma reflexáo em torno de uma educaçáo contra a barbárie, da influência da indústria cultural no comportamento das pessoas, do avanço tecnológico que, por sua vez, reforça a barbárie por meio de uma razáo instrumental, objetiva e fria. O filósofo Theodor...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Souza, Wuldson Marcelo Leite, Almeida, Maureci Moreira de
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1093
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-1093
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-10932012-01-27T19:27:27Z EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA APÓS AUSCHWITZ: COMO EVITAR A CONTÍNUA PRODUÇÃO DA BARBÁRIE Souza, Wuldson Marcelo Leite Almeida, Maureci Moreira de O presente artigo propõe uma reflexáo em torno de uma educaçáo contra a barbárie, da influência da indústria cultural no comportamento das pessoas, do avanço tecnológico que, por sua vez, reforça a barbárie por meio de uma razáo instrumental, objetiva e fria. O filósofo Theodor W. Adorno realizou profundos estudos sobre os mecanismos que favoreceram uma ideologia fundada na técnica e na indiferença para expansáo de uma produçáo social que culminou no desapreço ao indivíduo. O seu ensaio Educaçáo Após Auschwitz dá indícios de como a educaçáo pode se tornar resistente a essa lógica brutalizante da instrumentalizaçáo da razáo. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2011-08-03 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1093 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; No Esp. (2011/1); Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1093/929 Copyright (c) 2014 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Souza, Wuldson Marcelo Leite
Almeida, Maureci Moreira de
spellingShingle Souza, Wuldson Marcelo Leite
Almeida, Maureci Moreira de
EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA APÓS AUSCHWITZ: COMO EVITAR A CONTÍNUA PRODUÇÃO DA BARBÁRIE
author_facet Souza, Wuldson Marcelo Leite
Almeida, Maureci Moreira de
author_sort Souza, Wuldson Marcelo Leite
title EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA APÓS AUSCHWITZ: COMO EVITAR A CONTÍNUA PRODUÇÃO DA BARBÁRIE
title_short EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA APÓS AUSCHWITZ: COMO EVITAR A CONTÍNUA PRODUÇÃO DA BARBÁRIE
title_full EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA APÓS AUSCHWITZ: COMO EVITAR A CONTÍNUA PRODUÇÃO DA BARBÁRIE
title_fullStr EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA APÓS AUSCHWITZ: COMO EVITAR A CONTÍNUA PRODUÇÃO DA BARBÁRIE
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA APÓS AUSCHWITZ: COMO EVITAR A CONTÍNUA PRODUÇÃO DA BARBÁRIE
title_sort educação e resistência após auschwitz: como evitar a contínua produção da barbárie
description O presente artigo propõe uma reflexáo em torno de uma educaçáo contra a barbárie, da influência da indústria cultural no comportamento das pessoas, do avanço tecnológico que, por sua vez, reforça a barbárie por meio de uma razáo instrumental, objetiva e fria. O filósofo Theodor W. Adorno realizou profundos estudos sobre os mecanismos que favoreceram uma ideologia fundada na técnica e na indiferença para expansáo de uma produçáo social que culminou no desapreço ao indivíduo. O seu ensaio Educaçáo Após Auschwitz dá indícios de como a educaçáo pode se tornar resistente a essa lógica brutalizante da instrumentalizaçáo da razáo.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2011
url https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1093
work_keys_str_mv AT souzawuldsonmarceloleite educacaoeresistenciaaposauschwitzcomoevitaracontinuaproducaodabarbarie
AT almeidamaurecimoreirade educacaoeresistenciaaposauschwitzcomoevitaracontinuaproducaodabarbarie
_version_ 1766681662262870016