EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA APÓS AUSCHWITZ: COMO EVITAR A CONTÍNUA PRODUÇÃO DA BARBÁRIE
O presente artigo propõe uma reflexáo em torno de uma educaçáo contra a barbárie, da influência da indústria cultural no comportamento das pessoas, do avanço tecnológico que, por sua vez, reforça a barbárie por meio de uma razáo instrumental, objetiva e fria. O filósofo Theodor...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1093 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-1093 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-10932012-01-27T19:27:27Z EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA APÓS AUSCHWITZ: COMO EVITAR A CONTÍNUA PRODUÇÃO DA BARBÁRIE Souza, Wuldson Marcelo Leite Almeida, Maureci Moreira de O presente artigo propõe uma reflexáo em torno de uma educaçáo contra a barbárie, da influência da indústria cultural no comportamento das pessoas, do avanço tecnológico que, por sua vez, reforça a barbárie por meio de uma razáo instrumental, objetiva e fria. O filósofo Theodor W. Adorno realizou profundos estudos sobre os mecanismos que favoreceram uma ideologia fundada na técnica e na indiferença para expansáo de uma produçáo social que culminou no desapreço ao indivíduo. O seu ensaio Educaçáo Após Auschwitz dá indícios de como a educaçáo pode se tornar resistente a essa lógica brutalizante da instrumentalizaçáo da razáo. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2011-08-03 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1093 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; No Esp. (2011/1); Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1093/929 Copyright (c) 2014 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Souza, Wuldson Marcelo Leite Almeida, Maureci Moreira de |
spellingShingle |
Souza, Wuldson Marcelo Leite Almeida, Maureci Moreira de EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA APÓS AUSCHWITZ: COMO EVITAR A CONTÍNUA PRODUÇÃO DA BARBÁRIE |
author_facet |
Souza, Wuldson Marcelo Leite Almeida, Maureci Moreira de |
author_sort |
Souza, Wuldson Marcelo Leite |
title |
EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA APÓS AUSCHWITZ: COMO EVITAR A CONTÍNUA PRODUÇÃO DA BARBÁRIE |
title_short |
EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA APÓS AUSCHWITZ: COMO EVITAR A CONTÍNUA PRODUÇÃO DA BARBÁRIE |
title_full |
EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA APÓS AUSCHWITZ: COMO EVITAR A CONTÍNUA PRODUÇÃO DA BARBÁRIE |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA APÓS AUSCHWITZ: COMO EVITAR A CONTÍNUA PRODUÇÃO DA BARBÁRIE |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA APÓS AUSCHWITZ: COMO EVITAR A CONTÍNUA PRODUÇÃO DA BARBÁRIE |
title_sort |
educação e resistência após auschwitz: como evitar a contínua produção da barbárie |
description |
O presente artigo propõe uma reflexáo em torno de uma educaçáo contra a barbárie, da influência da indústria cultural no comportamento das pessoas, do avanço tecnológico que, por sua vez, reforça a barbárie por meio de uma razáo instrumental, objetiva e fria. O filósofo Theodor W. Adorno realizou profundos estudos sobre os mecanismos que favoreceram uma ideologia fundada na técnica e na indiferença para expansáo de uma produçáo social que culminou no desapreço ao indivíduo. O seu ensaio Educaçáo Após Auschwitz dá indícios de como a educaçáo pode se tornar resistente a essa lógica brutalizante da instrumentalizaçáo da razáo. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2011 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1093 |
work_keys_str_mv |
AT souzawuldsonmarceloleite educacaoeresistenciaaposauschwitzcomoevitaracontinuaproducaodabarbarie AT almeidamaurecimoreirade educacaoeresistenciaaposauschwitzcomoevitaracontinuaproducaodabarbarie |
_version_ |
1766681662262870016 |