EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA APÓS AUSCHWITZ: COMO EVITAR A CONTÍNUA PRODUÇÃO DA BARBÁRIE

O presente artigo propõe uma reflexáo em torno de uma educaçáo contra a barbárie, da influência da indústria cultural no comportamento das pessoas, do avanço tecnológico que, por sua vez, reforça a barbárie por meio de uma razáo instrumental, objetiva e fria. O filósofo Theodor...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Souza, Wuldson Marcelo Leite, Almeida, Maureci Moreira de
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1093
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Descrição
Resumo:O presente artigo propõe uma reflexáo em torno de uma educaçáo contra a barbárie, da influência da indústria cultural no comportamento das pessoas, do avanço tecnológico que, por sua vez, reforça a barbárie por meio de uma razáo instrumental, objetiva e fria. O filósofo Theodor W. Adorno realizou profundos estudos sobre os mecanismos que favoreceram uma ideologia fundada na técnica e na indiferença para expansáo de uma produçáo social que culminou no desapreço ao indivíduo. O seu ensaio Educaçáo Após Auschwitz dá indícios de como a educaçáo pode se tornar resistente a essa lógica brutalizante da instrumentalizaçáo da razáo.