Imaginário social "mortífero": a questão da delinquência juvenil no Brasil
Trata-se de uma reflexão sobreo poder difuso na sociedade que repercute e fundamenta certas práticas sociais que apresentam um caráter de "irracionalidade", à primeira vista. O foco da análise dirige-se para a prática de "extermínio" - no que seu sentido simbólico, social e físi...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-108832018-07-27T13:10:59Z Imaginário social "mortífero": a questão da delinquência juvenil no Brasil Takeuti, Norma Trata-se de uma reflexão sobreo poder difuso na sociedade que repercute e fundamenta certas práticas sociais que apresentam um caráter de "irracionalidade", à primeira vista. O foco da análise dirige-se para a prática de "extermínio" - no que seu sentido simbólico, social e físico - de crianças e jovens das camadas pobres na sociedade brasileira. Os suportes teóricos utilizados permitem interpretar tais práticas como aquelas que são determinadas, em grande parte, por fantasias coleticas inconscientes (imaginário social) que não seriam do domínio exclusivo dos grupos sociais dominantes. Do mesmo modo, a perversão social não é abordada como um apanágio de certos grupos sociais, como se pretende crer. Aliás, não estamos nos confrontando sistematicamente com o enunciado da perversão de certos segmentos das classes populares? Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2016-11-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/10883 Revista Cronos; v. 1 n. 2 (2000): Dossiê Visões do Brasil; 110-128 1982-5560 1518-0689 por https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/10883/pdf Copyright (c) 2016 Revista Cronos |
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Trata-se de uma reflexão sobreo poder difuso na sociedade que repercute e fundamenta certas práticas sociais que apresentam um caráter de "irracionalidade", à primeira vista. O foco da análise dirige-se para a prática de "extermínio" - no que seu sentido simbólico, social e físico - de crianças e jovens das camadas pobres na sociedade brasileira. Os suportes teóricos utilizados permitem interpretar tais práticas como aquelas que são determinadas, em grande parte, por fantasias coleticas inconscientes (imaginário social) que não seriam do domínio exclusivo dos grupos sociais dominantes. Do mesmo modo, a perversão social não é abordada como um apanágio de certos grupos sociais, como se pretende crer. Aliás, não estamos nos confrontando sistematicamente com o enunciado da perversão de certos segmentos das classes populares? |
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