O PERFIL DO PROFESSOR BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO E SUA PERCEPÇÃO DA CONDIÇÃO DOCENTE
Este paper busca apresentar parte de uma pesquisa predominantemente quantitativa aplicada a 550 professores de Sociologia de todas as Regiões brasileiras, que responderam um questionário online presente em um blog de Sociologia. Juntamente com essa coleta de dados, recorremos a fontes do Censo Escol...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10820 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-10820 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-108202021-11-30T20:58:12Z O PERFIL DO PROFESSOR BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO E SUA PERCEPÇÃO DA CONDIÇÃO DOCENTE Bodart, Cristiano das Neves Sampaio Silva, Roniel Ensino de Sociologia. Perfil do Professor. Condição da Prática Docente. Este paper busca apresentar parte de uma pesquisa predominantemente quantitativa aplicada a 550 professores de Sociologia de todas as Regiões brasileiras, que responderam um questionário online presente em um blog de Sociologia. Juntamente com essa coleta de dados, recorremos a fontes do Censo Escolar INEP (de 2007 a 2012). O objetivo é apresentar elementos que venham a colaborar na busca pela compreensão do perfil do professor de Sociologia de Ensino Médio, assim como identificar elementos que nos possibilitem evidenciar suas condições de prática docente a partir de sua percepções. Dentre os resultados, destacamos as dificuldades no uso de recursos didáticos, a desvalorização da disciplina e a falta de professores licenciados em Ciências Sociais/Sociologia. Acreditamos que a presente pesquisa pode contribuir para repensarmos as políticas educacionais ligadas à docência em Sociologia. UFRN 2016-11-17 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10820 Revista Inter-Legere; v. 1 n. 18 (2016): DOSSIÊ ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS; 168-189 1982-1662 por https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10820/7637 Copyright (c) 2016 Cristiano das Neves Bodart, Roniel Sampaio Silva |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Bodart, Cristiano das Neves Sampaio Silva, Roniel |
spellingShingle |
Bodart, Cristiano das Neves Sampaio Silva, Roniel O PERFIL DO PROFESSOR BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO E SUA PERCEPÇÃO DA CONDIÇÃO DOCENTE |
author_facet |
Bodart, Cristiano das Neves Sampaio Silva, Roniel |
author_sort |
Bodart, Cristiano das Neves |
title |
O PERFIL DO PROFESSOR BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO E SUA PERCEPÇÃO DA CONDIÇÃO DOCENTE |
title_short |
O PERFIL DO PROFESSOR BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO E SUA PERCEPÇÃO DA CONDIÇÃO DOCENTE |
title_full |
O PERFIL DO PROFESSOR BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO E SUA PERCEPÇÃO DA CONDIÇÃO DOCENTE |
title_fullStr |
O PERFIL DO PROFESSOR BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO E SUA PERCEPÇÃO DA CONDIÇÃO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
O PERFIL DO PROFESSOR BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO E SUA PERCEPÇÃO DA CONDIÇÃO DOCENTE |
title_sort |
o perfil do professor brasileiro de sociologia do ensino médio e sua percepção da condição docente |
description |
Este paper busca apresentar parte de uma pesquisa predominantemente quantitativa aplicada a 550 professores de Sociologia de todas as Regiões brasileiras, que responderam um questionário online presente em um blog de Sociologia. Juntamente com essa coleta de dados, recorremos a fontes do Censo Escolar INEP (de 2007 a 2012). O objetivo é apresentar elementos que venham a colaborar na busca pela compreensão do perfil do professor de Sociologia de Ensino Médio, assim como identificar elementos que nos possibilitem evidenciar suas condições de prática docente a partir de sua percepções. Dentre os resultados, destacamos as dificuldades no uso de recursos didáticos, a desvalorização da disciplina e a falta de professores licenciados em Ciências Sociais/Sociologia. Acreditamos que a presente pesquisa pode contribuir para repensarmos as políticas educacionais ligadas à docência em Sociologia. |
publisher |
UFRN |
publishDate |
2016 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10820 |
work_keys_str_mv |
AT bodartcristianodasneves operfildoprofessorbrasileirodesociologiadoensinomedioesuapercepcaodacondicaodocente AT sampaiosilvaroniel operfildoprofessorbrasileirodesociologiadoensinomedioesuapercepcaodacondicaodocente |
_version_ |
1766682879145803776 |