O PERFIL DO PROFESSOR BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO E SUA PERCEPÇÃO DA CONDIÇÃO DOCENTE

Este paper busca apresentar parte de uma pesquisa predominantemente quantitativa aplicada a 550 professores de Sociologia de todas as Regiões brasileiras, que responderam um questionário online presente em um blog de Sociologia. Juntamente com essa coleta de dados, recorremos a fontes do Censo Escol...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Bodart, Cristiano das Neves, Sampaio Silva, Roniel
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10820
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Descrição
Resumo:Este paper busca apresentar parte de uma pesquisa predominantemente quantitativa aplicada a 550 professores de Sociologia de todas as Regiões brasileiras, que responderam um questionário online presente em um blog de Sociologia. Juntamente com essa coleta de dados, recorremos a fontes do Censo Escolar INEP (de 2007 a 2012). O objetivo é apresentar elementos que venham a colaborar na busca pela compreensão do perfil do professor de Sociologia de Ensino Médio, assim como identificar elementos que nos possibilitem evidenciar suas condições de prática docente a partir de sua percepções. Dentre os resultados, destacamos as dificuldades no uso de recursos didáticos, a desvalorização da disciplina e a falta de professores licenciados em Ciências Sociais/Sociologia. Acreditamos que a presente pesquisa pode contribuir para repensarmos as políticas educacionais ligadas à docência em Sociologia.