ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO POPULAR: PROBLEMATIZANDO A ESCOLA PÚBLICA
A disciplina de sociologia torna-se obrigatória no Brasil a partir de Lei Federal em 2008, porém sua legitimidade na educação básica e, em especial, no ensino médio permanece um campo em disputa, mobilizando a comunidade científica politicamente engajada no debate sobre a qualificação do espaço curr...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10818 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-10818 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-108182021-11-30T20:58:18Z ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO POPULAR: PROBLEMATIZANDO A ESCOLA PÚBLICA Ingrassia Pereira, Thiago Ensino de sociologia. Educação popular. Escola pública. A disciplina de sociologia torna-se obrigatória no Brasil a partir de Lei Federal em 2008, porém sua legitimidade na educação básica e, em especial, no ensino médio permanece um campo em disputa, mobilizando a comunidade científica politicamente engajada no debate sobre a qualificação do espaço curricular da área de ciências sociais na escola. A introdução da sociologia no ensino médio mostra-se contemporânea da discussão sobre a própria reorganização desse nível de ensino, criando um cenário de insegurança em relação aos processos acadêmico-formativos e profissionais. Assim sendo, disputar o sentido das reformas curriculares em curso pode representar uma oportunidade de tornar visível a contribuição formativa da sociologia, problematizando o seu lugar na escola pública. A sustentação teórico-prática em princípios da educação popular sinaliza para um compromisso político com desdobramentos epistemológicos e metodológicos, reconhecendo a contribuição do pensamento freireano na construção de uma escola pública e popular. UFRN 2016-11-17 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10818 Revista Inter-Legere; v. 1 n. 18 (2016): DOSSIÊ ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS; 133-149 1982-1662 por https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10818/7635 Copyright (c) 2016 Thiago Ingrassia Pereira |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Ingrassia Pereira, Thiago |
spellingShingle |
Ingrassia Pereira, Thiago ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO POPULAR: PROBLEMATIZANDO A ESCOLA PÚBLICA |
author_facet |
Ingrassia Pereira, Thiago |
author_sort |
Ingrassia Pereira, Thiago |
title |
ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO POPULAR: PROBLEMATIZANDO A ESCOLA PÚBLICA |
title_short |
ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO POPULAR: PROBLEMATIZANDO A ESCOLA PÚBLICA |
title_full |
ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO POPULAR: PROBLEMATIZANDO A ESCOLA PÚBLICA |
title_fullStr |
ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO POPULAR: PROBLEMATIZANDO A ESCOLA PÚBLICA |
title_full_unstemmed |
ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO POPULAR: PROBLEMATIZANDO A ESCOLA PÚBLICA |
title_sort |
ensino de sociologia e educação popular: problematizando a escola pública |
description |
A disciplina de sociologia torna-se obrigatória no Brasil a partir de Lei Federal em 2008, porém sua legitimidade na educação básica e, em especial, no ensino médio permanece um campo em disputa, mobilizando a comunidade científica politicamente engajada no debate sobre a qualificação do espaço curricular da área de ciências sociais na escola. A introdução da sociologia no ensino médio mostra-se contemporânea da discussão sobre a própria reorganização desse nível de ensino, criando um cenário de insegurança em relação aos processos acadêmico-formativos e profissionais. Assim sendo, disputar o sentido das reformas curriculares em curso pode representar uma oportunidade de tornar visível a contribuição formativa da sociologia, problematizando o seu lugar na escola pública. A sustentação teórico-prática em princípios da educação popular sinaliza para um compromisso político com desdobramentos epistemológicos e metodológicos, reconhecendo a contribuição do pensamento freireano na construção de uma escola pública e popular. |
publisher |
UFRN |
publishDate |
2016 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10818 |
work_keys_str_mv |
AT ingrassiapereirathiago ensinodesociologiaeeducacaopopularproblematizandoaescolapublica |
_version_ |
1766682878764122112 |