ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO POPULAR: PROBLEMATIZANDO A ESCOLA PÚBLICA

A disciplina de sociologia torna-se obrigatória no Brasil a partir de Lei Federal em 2008, porém sua legitimidade na educação básica e, em especial, no ensino médio permanece um campo em disputa, mobilizando a comunidade científica politicamente engajada no debate sobre a qualificação do espaço curr...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Ingrassia Pereira, Thiago
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10818
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:A disciplina de sociologia torna-se obrigatória no Brasil a partir de Lei Federal em 2008, porém sua legitimidade na educação básica e, em especial, no ensino médio permanece um campo em disputa, mobilizando a comunidade científica politicamente engajada no debate sobre a qualificação do espaço curricular da área de ciências sociais na escola. A introdução da sociologia no ensino médio mostra-se contemporânea da discussão sobre a própria reorganização desse nível de ensino, criando um cenário de insegurança em relação aos processos acadêmico-formativos e profissionais. Assim sendo, disputar o sentido das reformas curriculares em curso pode representar uma oportunidade de tornar visível a contribuição formativa da sociologia, problematizando o seu lugar na escola pública. A sustentação teórico-prática em princípios da educação popular sinaliza para um compromisso político com desdobramentos epistemológicos e metodológicos, reconhecendo a contribuição do pensamento freireano na construção de uma escola pública e popular.