IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA E VELHICE: DESCONSTRUINDO OS CLICHÊS NA SALA DE AULA
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, realizada entre os anos de 2011 e 2014, decorrente de um curso sobre “O envelhecimento humano no Currículo da Educação Básica”, destinado a quarenta alunas concluintes do normal médio, oriundas de escola pública, numa cidade de porte m...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10812 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-10812 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-108122021-11-30T20:58:38Z IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA E VELHICE: DESCONSTRUINDO OS CLICHÊS NA SALA DE AULA Lemos, Carlos Eugênio de Gerações. Velhice. Imaginação sociológica. Currículo. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, realizada entre os anos de 2011 e 2014, decorrente de um curso sobre “O envelhecimento humano no Currículo da Educação Básica”, destinado a quarenta alunas concluintes do normal médio, oriundas de escola pública, numa cidade de porte médio. O projeto teve como objetivos: (a) conhecer as concepções de velhice dos futuros professores; (b) avaliar os desafios da mediação pedagógica para abordar o tema da velhice em sala de aula. Foram utilizados questionários semiabertos, entrevistas informais, bem como proposta a elaboração de um plano de aula referente ao tema. Ao final, depois da análise teórica e empírica, pôde-se perceber a resistência de alguns estereótipos, que insistem em apresentar a velhice como uma experiência homogênea, privada e de perda do status social. UFRN 2016-11-17 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10812 Revista Inter-Legere; v. 1 n. 18 (2016): DOSSIÊ ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS; 11-31 1982-1662 por https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10812/7629 Copyright (c) 2016 Carlos Eugênio de Lemos |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Lemos, Carlos Eugênio de |
spellingShingle |
Lemos, Carlos Eugênio de IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA E VELHICE: DESCONSTRUINDO OS CLICHÊS NA SALA DE AULA |
author_facet |
Lemos, Carlos Eugênio de |
author_sort |
Lemos, Carlos Eugênio de |
title |
IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA E VELHICE: DESCONSTRUINDO OS CLICHÊS NA SALA DE AULA |
title_short |
IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA E VELHICE: DESCONSTRUINDO OS CLICHÊS NA SALA DE AULA |
title_full |
IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA E VELHICE: DESCONSTRUINDO OS CLICHÊS NA SALA DE AULA |
title_fullStr |
IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA E VELHICE: DESCONSTRUINDO OS CLICHÊS NA SALA DE AULA |
title_full_unstemmed |
IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA E VELHICE: DESCONSTRUINDO OS CLICHÊS NA SALA DE AULA |
title_sort |
imaginação sociológica e velhice: desconstruindo os clichês na sala de aula |
description |
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, realizada entre os anos de 2011 e 2014, decorrente de um curso sobre “O envelhecimento humano no Currículo da Educação Básica”, destinado a quarenta alunas concluintes do normal médio, oriundas de escola pública, numa cidade de porte médio. O projeto teve como objetivos: (a) conhecer as concepções de velhice dos futuros professores; (b) avaliar os desafios da mediação pedagógica para abordar o tema da velhice em sala de aula. Foram utilizados questionários semiabertos, entrevistas informais, bem como proposta a elaboração de um plano de aula referente ao tema. Ao final, depois da análise teórica e empírica, pôde-se perceber a resistência de alguns estereótipos, que insistem em apresentar a velhice como uma experiência homogênea, privada e de perda do status social. |
publisher |
UFRN |
publishDate |
2016 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10812 |
work_keys_str_mv |
AT lemoscarloseugeniode imaginacaosociologicaevelhicedesconstruindoosclichesnasaladeaula |
_version_ |
1766682877648437248 |